WhatsApp
Facebook
Multinacional japonesa vai construir nova unidade em São José dos Pinhais para ampliar produção e exportação

A multinacional japonesa Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro, anunciou a instalação de uma nova sede em São José dos Pinhais, no Paraná, para ampliar sua produção no estado. O governador em exercício Darci Piana esteve presente, nesta segunda-feira (26), no lançamento da pedra fundamental da nova planta, que será construída em um terreno de 52,3 mil metros quadrados e abrigará também um centro de distribuição. A construção da unidade está prevista para começar até o final do ano, com início da produção no primeiro semestre de 2027.

Fundada nos anos 1970 em Kobe, no Japão, a Sysmex chegou ao Paraná no ano 2000, iniciando suas operações no parque do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), localizado na Cidade Industrial de Curitiba. Em 2005, a empresa transferiu suas operações para São José dos Pinhais, onde começou produzindo 60 mil caixas de testes de diagnóstico in vitro. Esse número cresceu para 1 milhão de caixas atualmente e deve aumentar ainda mais com a ampliação.

A nova planta será construída a seis quilômetros da fábrica atual, que funciona em um imóvel alugado. Com localização estratégica, próxima ao aeroporto e ao porto, a nova unidade permitirá atender com mais eficiência os mercados da América Latina e dos Estados Unidos. “Nosso forte hoje no Brasil é a fabricação de itens para hematologia e urinálise. Estamos em franca expansão do nosso negócio, por isso estamos saindo de uma planta que tem, em média, 2 mil metros quadrados de área para essa nova construção, de 16 mil metros quadrados”, explicou Samira Faret, diretora de operações da Sysmex América Latina.

“Fomos muito bem-sucedidos na escolha do local, estamos aqui desde 2005, e vamos permanecer. Essa ampliação representa o compromisso da Sysmex com o desenvolvimento local e com um plano de longo prazo de firmar raízes no Brasil, atendendo os mercados dos Estados Unidos e da América Latina”, destacou Samira. “Temos previsão de aumentar entre 50% e 60% a produção e adquirimos um terreno que permite ampliar ainda mais as instalações, para continuar a expansão.”

A unidade será desenvolvida para operar de forma eficiente e em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A planta contará com tecnologias avançadas, incluindo sistemas de armazenamento, transporte, distribuição e recursos de cross-docking – um sistema logístico que reduz o tempo de armazenamento no centro de distribuição.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:47:47)
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!