O tempo de espera para a poda ou corte de árvores em áreas públicas de Pinhais caiu de 93 para 22 dias após a implementação de um aplicativo de gestão do serviço. O chamado “App da Poda” tornou o atendimento mais rápido e eficiente, além de aprimorar a comunicação entre os técnicos e as equipes de campo. Em um ano de uso, o aplicativo possibilitou a realização de 3.016 podas e 208 cortes, resultando no atendimento de 993 solicitações. O sistema também promoveu uma redução significativa no número de etapas necessárias para o processo, que caiu de 21 para apenas 8, trazendo mais sustentabilidade e transparência à gestão.
Com acesso por dispositivos móveis, como celulares e tablets, o aplicativo disponibiliza em tempo real a localização das árvores, além de permitir o registro de fotos e informações durante cada etapa do serviço. Essa funcionalidade garante maior agilidade e segurança nos trabalhos realizados, além de contribuir para a eliminação do uso de papel. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a tecnologia vem auxiliando na prevenção de quedas de árvores de grande porte em Pinhais, com os últimos registros significativos de ocorrências datando de 2019. Esses resultados são possíveis graças ao mapeamento arbóreo urbano e ao planejamento contínuo para gestão de riscos.
Os moradores podem solicitar o serviço de poda por meio dos canais oficiais da prefeitura. A Secretaria também alerta que o corte ou a poda sem autorização é ilegal e deve ser realizado exclusivamente por equipes capacitadas.
Serviço: Para requerer intervenções em áreas públicas ou a obtenção de autorizações para ações em áreas particulares, entre em contato com a Semma pelos seguintes canais:
– Whatsapp: (41) 98707-5000
– Telefone: (41) 3912-5100