Militares do comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e da 5ª Região Militar (5ª RM) de Curitiba e alunos plantaram 25 mudas de árvore de duas espécies diferentes – ipê e acácias – no Colégio Estadual Cívico-Militar Elias Abrahao em Quatro Barras. O plantio ocorreu na terça-feira (15).
A ação faz parte do projeto “Uma árvore para cada soldado”, que sugere o plantio de mudas em número equivalente ao efetivo das organizações militares do Exército Brasileiro. O colégio foi o último a finalizar o projeto que contempla os 85 soldados presentes na 5ª Divisão do Exército (5ª DE).
A 5ª DE já realizou o plantio de 10 mil mudas nas organizações militares no Paraná e em Santa Catarina, e deve alcançar a meta de quase 13 mil mudas plantadas até o fim do ano. Além do Colégio Elias Abrahao, a iniciativa também já passou – em setembro – pelo Colégio André Andreatta, no mesmo município. As plantas são originárias do viveiro do Instituto Água e Terra (IAT).
O Coronel Edmar Cordeiro, do Estado-Maior da 5ª Divisão de Exército, disse que a atividade é muito importante para aumentar a consciência ambiental. “Este é um tema mundial. Estamos sofrendo agora o impacto das queimadas e a preservação das matas é uma ação que sempre aconteceu no Exército, visto que em vários quartéis sempre temos muita área verde preservada”, disse o Coronel.
Para a diretora do colégio, Gretchem Abreu Sanz, a ação faz parte de um projeto de revitalização da unidade escolar. “Planejamos futuramente tornar esse espaço em uma reserva verde. Além das árvores, vamos aplicar grama também, a gente só não fez ainda por conta das condições climáticas e do solo estar bastante úmido. Acredito que nos próximos dias iremos iniciar a aplicação”, explicou.
Momentos antes do plantio das mudas aconteceu uma cerimônia militar com alguns estudantes, que formaram filas e receberam orientações do comandante. Cada aluno ficou responsável em finalizar o plantio de uma das 25 mudas. Segundo a direção do colégio, cada árvore receberá uma placa com o nome do aluno que a plantou.