O bairro Maria Antonieta, em Pinhais, está enfrentando um problema com mau cheiro intenso há quatro meses, de acordo com moradores e comerciantes locais. Informações da Ric RECORD indicam que o foco do mau cheiro está próximo à Av. Dep. João Leopoldo Jacomel, uma importante via que conecta Pinhais a Curitiba.
Khenne Collerman, dono de uma academia na região, relata que o odor tem prejudicado o movimento de seus negócios, mesmo após realizar vistorias para garantir que o problema não estava dentro do estabelecimento. “É muito insuportável, dentro da nossa academia, ao redor, e até quem vai caminhar no Parque das Águas consegue sentir. Prejudica a nossa academia e os alunos reclamam do cheiro, é muito forte. Eu já fui em todos os órgãos responsáveis, porém não tem uma solução, ninguém afirma de onde vem.”
Os moradores acreditam que o mau cheiro tem origem em um córrego. Seu Sebastião, morador do bairro, afirma que tem de manter as janelas de casa permanentemente fechadas. “Minha casa está toda fechada, janela e ventarola, tudo fechado por causa do mau cheiro que vem dessa água podre. Num calorão desse com a casa fechada.”
Outro morador, Lázaro, diz que precisa usar máscara para suportar a situação. “Máscara resistente para segurar a carniça, nós nem podemos receber uma visita por causa do cheiro, tem que manter tudo fechado.”
A Sanepar e a Prefeitura de Pinhais informaram, por meio de nota, que estão trabalhando em conjunto para identificar o ponto de descarte irregular de esgoto na região. Segundo o comunicado, “a Prefeitura de Pinhais e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informam que estão atuando conjuntamente para identificar o ponto clandestino de lançamento de dejetos em galerias pluviais do município. A pesquisa inclui verificações internas em redes de esgoto e mapeamento de locais prováveis de despejo, para determinar a origem da irregularidade e providenciar as devidas medidas para resolução do incidente.”







