WhatsApp
Facebook
Massa de ar polar traz risco de geada e queda expressiva de temperatura no Paraná

A frente fria que causou pancadas de chuva e rajadas de vento desde a noite de domingo (27) está se deslocando em direção ao Sudeste do Brasil. Entretanto, uma nova massa de ar polar chega ao Paraná nesta terça-feira (29), gerando instabilidade no tempo e queda de temperatura. De acordo com o Simepar, Curitiba está em área de risco moderado para geada.

“Essa frente ainda mantém a condição de muita nebulosidade no estado, com possibilidade de chuvas ocasionais. A presença de um ciclone extratropical (sistema de baixa pressão) na costa do Rio Grande do Sul também favorece a ocorrência de rajadas de vento moderadas a fortes, especialmente no Sul e no Leste, entre Curitiba e o Litoral”, explicou o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

A entrada do ar polar no Sul do Brasil contribui para o declínio das temperaturas em todo o Paraná. Na metade sul do estado, as mínimas podem ficar abaixo de 5 ºC, enquanto as máximas também apresentam redução. Em Curitiba, a máxima prevista para esta segunda-feira é de 19 ºC, mas deve cair para 15 ºC na terça-feira.

Além das temperaturas mais baixas, a nova massa de ar polar cria condições para a formação de geadas fracas em diferentes regiões a partir de terça-feira. “Essa condição persiste também entre quarta e quinta-feira, com risco até mesmo de geada em áreas mais ao norte, em função da queda de temperatura”, destacou Braun. Segundo ele, para que a geada ocorra, é necessário que o céu esteja limpo, sem vento e com baixa umidade, o que caracteriza uma semana de tempo firme, porém com manhãs geladas e sem o aquecimento típico das tardes.

Em Curitiba, há previsão de geada na quarta-feira, com temperaturas variando entre mínima de 2 ºC e máxima de 16 ºC. O fenômeno pode voltar na quinta-feira, quando os termômetros devem registrar mínima de 5 ºC e máxima de 18 ºC.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!