WhatsApp
Facebook
Maior lote de restituição do IR será pago em 30 de maio: veja quem recebe primeiro

O maior lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física já registrado pela Receita Federal será liberado no próximo dia 30 de maio. No total, mais de 6 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Segundo o Fisco, o valor será destinado integralmente aos contribuintes com prioridade de reembolso. A consulta para saber quem faz parte deste primeiro lote de restituição de 2025 está disponível desde as 10h da última sexta-feira (23).

De acordo com a Receita Federal, as restituições estão divididas entre os seguintes grupos prioritários: 2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix; 2.346.445 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos; 1.096.168 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério; 240.081 contribuintes com mais de 80 anos; e 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave. Neste ano, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por pagamento via Pix tiveram prioridade no recebimento da restituição.

A consulta à restituição pode ser realizada na página da Receita Federal, acessando a área ‘Meu Imposto de Renda’ e clicando no botão ‘Consultar a Restituição’. Outra opção é utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones. Os pagamentos serão depositados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Quem não estiver na lista deste lote deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências. Caso necessário, uma declaração retificadora poderá ser enviada para aguardar os próximos lotes.

Se a restituição não for depositada na conta informada, por motivos como a desativação da conta, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode solicitar o crédito em uma conta bancária de sua escolha via Portal BB ou pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Após o prazo de um ano, o valor só poderá ser solicitado no Portal e-CAC. O contribuinte deve acessar o menu ‘Declarações e Demonstrativos’, selecionar ‘Meu Imposto de Renda’ e clicar em ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!