WhatsApp
Facebook
Litoral do Paraná entra em alerta para ventos fortes e ressaca a partir deste sábado (3)

O Litoral do Paraná está sob alerta para ventos fortes e ocorrência de ressaca a partir deste sábado (3). A Marinha do Brasil informou que a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina e Paraná, entre as cidades de Laguna (SC) e Paranaguá (PR), com ventos de direção Sudoeste a Sudeste, alcançando intensidades de até 75 km/h (40 nós), entre o período da tarde de sábado (3) e a madrugada do domingo (4).

Ainda segundo o órgão, o mesmo sistema pode provocar ressaca entre as cidades de Laguna (SC) e Arraial do Cabo (RJ), abrangendo litorais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. As ondas, de direção Sudoeste a Sul, podem atingir até 3,0 metros de altura, com previsão de impacto entre a tarde de sábado (3) e a madrugada de segunda-feira (5).

A primeira massa de ar frio de 2026 está prevista para alcançar o Paraná neste domingo, quando se espera uma queda brusca nas temperaturas, em torno de oito graus em apenas 24 horas. Em Curitiba, por exemplo, a previsão do Simepar indica temperatura máxima de 29°C no sábado (3), reduzindo para 21°C no domingo (4).

Na segunda-feira (5), a máxima pode cair ainda mais, alcançando 19°C, enquanto na terça-feira (6), a mínima pode chegar a 13°C, uma marca atípica para o verão paranaense.

No município de Mercedes, localizado no extremo-Oeste do estado, às margens do Lago de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, um tornado foi registrado na noite de quinta-feira (1º). Classificado como de categoria 1, o fenômeno teve ventos que atingiram até 120 km/h, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Não houve registro de ocorrências junto à Defesa Civil Estadual.

O evento foi captado por moradores do loteamento Renascer. Na área rural de Mercedes, especificamente na comunidade de Arroio Guaçu, os ventos fortes destruíram uma construção em poucos segundos, ocasionando prejuízos estimados em R$ 20 mil.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook