WhatsApp
Facebook
Levantamento revela presença de oito municípios paranaenses entre as 100 principais economias do Brasil

O Paraná destaca-se com oito municípios entre as 100 maiores economias do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2021. Curitiba lidera a lista, ocupando a 6ª posição nacional, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 98 bilhões, representando 1,1% do PIB nacional.

Essa conquista coloca o Paraná à frente dos estados da região Sul, com quatro municípios a mais na lista do que Santa Catarina e três a mais do que o Rio Grande do Sul.

A cidade de Curitiba é superada apenas por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Manaus, todas com população superior à capital paranaense. Outros municípios paranaenses presentes no ranking são São José dos Pinhais (45ª colocação), Araucária (46ª), Londrina (50ª), Maringá (54ª), Ponta Grossa (69ª), Foz do Iguaçu (70ª) e Cascavel (91ª).

Setorialmente, o Paraná destaca-se também nas áreas agropecuária, industrial e de serviços. Municípios como Cascavel, Toledo, Tibagi, Castro e Guarapuava figuram entre as 100 maiores economias agropecuárias, enquanto Curitiba, Araucária, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Londrina são mencionados nas categorias manufatureira e de serviços.

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, destaca que esses resultados evidenciam a dinâmica e pujança econômica do Estado. Mesmo diante de desafios como a estiagem em 2021, os municípios paranaenses se destacaram, ressaltando o papel do setor produtivo e do governo estadual no impulso da economia.

O PIB do Paraná em 2021 totalizou R$ 550 bilhões, representando 6,1% do PIB brasileiro. O crescimento real de 3,5% em relação a 2020 demonstra a resiliência da economia paranaense. Além disso, o Ipardes revela que nos primeiros seis meses de 2023, o crescimento real da economia paranaense foi de 8,66%, impulsionado principalmente pelo setor primário, com destaque para a safra recorde de soja.

Foto: Albari Rosa / AEN.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli