O Paraná passará a contar com dois novos voos nacionais a partir de outubro, operados pela companhia aérea Latam, com objetivo de fortalecer o turismo e os negócios no Estado. Um dos novos voos ligará o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu a Brasília, com sete frequências semanais. O outro conectará o Rio de Janeiro (aeroporto Galeão) ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com 14 voos por semana.
A venda das passagens será iniciada ainda nesta semana pela companhia. Para o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, o aumento da oferta de voos é essencial para o fortalecimento do setor turístico local. “Seja por motivos de lazer ou negócios, esses novos voos resultam em impacto para o turismo do Paraná. Em ambos os casos, os viajantes movimentam o comércio da rede hoteleira, gastronômica e também de lojas locais”, afirmou.
A ampliação do fluxo de voos em aeroportos paranaenses integra as políticas públicas do Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, agência de promoção vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). “Estamos falando de conexões com estados importantes no que se refere a deslocamento de pessoas, com frequentes voos nacionais e internacionais. Principalmente Brasília é um grande hub nacional, que recebe voos do Brasil inteiro, ligando o Norte e o Nordeste às regiões Sul e Sudeste, e ainda mais a todos os voos internacionais que têm origem e destino em seu aeroporto”, destaca o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
As rotas serão operadas com aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo a categoria Premium Economy. “Com as novas rotas para Foz do Iguaçu e Curitiba, a LATAM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia do Paraná, conectando o Estado ainda mais a alguns dos mais importantes polos de turismo e negócios do País”, comenta Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da LATAM Brasil.
Atualmente, a Latam realiza cerca de 260 voos semanais no Paraná, com rotas domésticas que incluem Brasília-Curitiba, São Paulo/Congonhas-Curitiba, São Paulo/Guarulhos-Curitiba, Foz do Iguaçu-Curitiba, Porto Alegre-Curitiba, São Paulo/Congonhas-Maringá, São Paulo/Guarulhos-Maringá, São Paulo/Congonhas-Londrina, São Paulo/Guarulhos-Londrina, São Paulo/Congonhas-Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro/Galeão-Foz do Iguaçu e São Paulo/Guarulhos-Foz do Iguaçu.
A companhia também realiza voos internacionais nas rotas Lima-Curitiba e Santiago-Curitiba. Segundo a Latam, a empresa opera voos regulares para 55 aeroportos em todas as regiões do Brasil, tendo inaugurado quatro novas rotas nacionais apenas neste ano, além de adicionar 10 mil novos assentos semanais ao mercado doméstico.
No mercado internacional, a companhia atende 90 destinos fora do país, também com a adição de 10 mil novos assentos semanais em 2025. A expansão da malha internacional da Latam é fruto de parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com foco em ampliar a conectividade do Brasil e divulgar os destinos turísticos nacionais nos mercados atendidos pelos voos operados pela companhia.