WhatsApp
Facebook
Jovens de 15 a 19 anos têm até dezembro para receber vacina contra HPV pelo SUS

Jovens de 15 a 19 anos têm até o final de dezembro deste ano para receber a vacina contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Curitiba, aproximadamente 21,5 mil jovens dessa faixa etária podem ser imunizados, mas pouco mais de 1.600 buscaram as unidades de saúde para se vacinar.

A vacina contra o HPV está disponível no Calendário Nacional de Imunização do SUS desde 2014 para meninas com idades entre 9 e 14 anos e, desde 2017, para meninos na mesma faixa etária. Para aqueles que não se vacinaram no período indicado, esta é a última oportunidade de receberem o imunizante de forma gratuita pelo sistema público de saúde.

Em 2025, Curitiba alcançou, pela primeira vez, 100% de cobertura vacinal com o imunizante contra o HPV para a faixa etária de 9 a 14 anos. Agora, a Secretaria Municipal da Saúde trabalha para atingir a meta de imunização entre os jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

Nas clínicas particulares, o custo da vacina contra o HPV pode ultrapassar mil reais por dose. O Papilomavírus Humano (HPV, na sigla em inglês) é o causador da infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. O vírus está vinculado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo de útero, além de diversos outros tipos de tumores em homens e mulheres.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook