WhatsApp
Facebook
Jovem desaparecido no Pico do Paraná é encontrado com vida após caminhar mais de 20 km

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido no Pico do Paraná desde o dia 1°, foi localizado com vida na manhã desta segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Segundo o tenente-coronel Ícaro Gabriel, porta-voz da corporação, Roberto chegou sozinho à base da montanha, em uma fazenda na região de Antonina Cacatu, após caminhar mais de 20 km.

A família usou as redes sociais para relatar o desfecho e compartilhou uma foto do jovem. “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e estamos já o encaminhando pro hospital. Obrigado a todos os anjos que vieram aqui nos ajudar! Obrigado pelas orações.”

Roberto havia começado a trilha no dia 31 de dezembro, em Campina Grande do Sul, acompanhado da amiga Thayane Smith. Em entrevista à Ric Record Paraná, Thayane admitiu ter errado ao deixar Roberto sozinho em parte do trajeto. “Esse foi meu erro. Eu conversei com a família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele ter vindo sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu.”

Durante a subida, Roberto apresentou sinais de mal-estar, chegando a vomitar em alguns momentos. A dupla alcançou o cume por volta das 4h da manhã de quinta-feira. Após descansar por cerca de duas horas, os dois iniciaram a descida. Em determinado ponto, decidiram fazer uma pausa, quando Thayane seguiu adiante deixando Roberto. Outros grupos que estavam no local e também iniciaram a descida afirmaram não ter mais visto o jovem.

Os bombeiros foram acionados na tarde de quinta-feira (1°) e contaram com o apoio de aeronaves e drones equipados com câmeras térmicas. As buscas também envolveram voluntários que auxiliaram na tentativa de localizar Roberto. Em publicações nas redes sociais, Thayane afirmou que pretende contar a “história completa” após o encerramento das buscas.

Antes do desaparecimento, Thayane havia compartilhado uma série de imagens e vídeos ao lado de Roberto e de outras pessoas durante o percurso. As postagens incluíram momentos da viagem, como trechos do trajeto e o objetivo de passar a virada do ano acampados na montanha. Em um vídeo publicado no dia 1º de janeiro, Thayane relatou as dificuldades da trilha. “Falaram que era 5, 6 horas de viagem. Se passaram 4 horas e chegamos na metade”, disse. Após essa gravação, Roberto não aparece mais nos registros.

Quando as buscas já estavam em andamento, Thayane fez postagens nos stories com tom descontraído, que repercutiram negativamente. Em uma publicação, ela escreveu: “Interrogações, investigações, eita 2026 kkkkk. Feliz Ano Novo”, junto de um emoji de risada. Em outro momento, afirmou: “Aprendizado, nunca mais andar com alguém que não é experiente em trilhas, não é seu estilo de vida e não tem pique para isso.”

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook