Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 começaram a ser entregues pelos Correios nesta segunda-feira (17). A emissão da guia para pagamento também já está disponível pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura e pela página da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. A expectativa de arrecadação do município com o IPTU este ano é de R$ 1,55 bilhão.
O vencimento do imposto é em 20 de março, tanto para pagamento à vista, com 10% de desconto, quanto para a primeira parcela, no caso de quem optar pelo parcelamento. O IPTU pode ser parcelado em até dez vezes sem juros, com pagamentos de março a dezembro, sempre com vencimento no dia 20, mas sem desconto. Caso a data coincida com um fim de semana ou feriado, o pagamento poderá ser feito até o próximo dia útil subsequente.
Como nos anos anteriores, o contribuinte receberá em casa o boleto para pagamento à vista e o da primeira parcela. As demais parcelas deverão ser emitidas diretamente no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App. “As cartas começam a ser entregues no dia 17 com a previsão de conclusão dos trabalhos para o início de março. Então, o contribuinte terá prazo suficiente para executar, caso não receba pelos Correios, a emissão pela internet, no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App”, explicou Sergio Luiz Primo, diretor de rendas imobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Por meio da internet, é possível gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ. O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou através do internet banking. Alternativamente, também é possível pagar via PIX, cartão de débito, cartão de crédito ou ainda aderir ao débito automático.
Os bancos que estão conveniados para o pagamento do IPTU 2025 incluem Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos. Para quem optar pelo débito automático, é necessário solicitar o cadastro diretamente ao banco com pelo menos 30 dias de antecedência, utilizando os canais de atendimento disponíveis. A primeira parcela será debitada no dia 28 de março e as demais em todo dia 20 subsequente. Essa solicitação pode ser feita mesmo após o pagamento de uma ou mais parcelas de forma avulsa.
Os contribuintes que não têm acesso à internet podem emitir as guias presencialmente, com ou sem agendamento, nos núcleos da Secretaria de Finanças localizados nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura. Caso desejem atendimento com hora marcada, é necessário realizar o agendamento prévio pelo portal Agenda Online.
A maioria dos imóveis terá correção do IPTU correspondente apenas à inflação acumulada, que foi de 4,87%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre dezembro de 2023 e novembro de 2024. Já para 7% do total de 980.071 unidades tributáveis, cujos valores ainda estão sendo ajustados desde a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) iniciada em 2023, a correção segue a lógica aplicada em anos anteriores.
O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação de Curitiba, sendo superado apenas pelo ISS. Conforme a Prefeitura, os recursos arrecadados são empregados em melhorias para a população, como obras, investimentos e a ampliação de serviços nas áreas de saúde, educação e segurança.