WhatsApp
Facebook
Ipardes realiza pesquisa socioeconômica em 127 cidades do Paraná com plano para atingir 361 municípios

Entrevistadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estão visitando 127 municípios do Paraná nesta semana para continuar a fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). Até o momento, foram realizadas 18.195 entrevistas, com 19 municípios já concluídos e outros 22 com mais de 80% dos questionários finalizados.

A pesquisa será conduzida em 361 cidades paranaenses, abrangendo 90% dos municípios do Estado. O objetivo do levantamento é reunir informações socioeconômicas que sirvam de base para políticas públicas estaduais e também para apoiar empresas interessadas em se instalar ou expandir suas atividades no Paraná, alinhadas com a política de atração de investimentos.

A PAD-PR é considerada a maior pesquisa já realizada por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. No Paraná, sua abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto a PNAD abrange cerca de 20 mil paranaenses no Estado, a PAD-PR coletará dados de moradores de 60 mil domicílios até o final de junho.

O levantamento é financiado com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que recebe 2% da receita tributária anual do governo estadual. A previsão é que as informações sejam processadas e compiladas até o final de 2025. Após a conclusão, os dados estarão disponíveis em um painel interativo no site do Ipardes, com acesso a relatórios, tabelas e gráficos estatísticos.

As entrevistas, conduzidas por profissionais identificados com coletes, crachá com foto e materiais informativos do Ipardes, têm duração de 10 a 15 minutos em média. Durante o processo, são coletadas informações sobre condições de moradia, trabalho, renda, escolaridade, hábitos e condições alimentares. Os dados fornecidos estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e serão utilizados exclusivamente para fins estatísticos.

O Ipardes enfatiza que a participação dos moradores é essencial para o sucesso da pesquisa, garantindo que todas as particularidades das diferentes localidades do Estado sejam devidamente analisadas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:47:47)
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!