A partir desta segunda-feira (30), o tráfego na via marginal entre as ruas Antônio Camilo e Maria Ficinska, no acesso ao bairro Tarumã, será totalmente bloqueado por um período de 60 dias. A interdição é necessária para a continuidade das obras de ampliação do Complexo Tarumã, incluindo o viaduto da Linha Verde que passa sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Durante este período, serão realizados trabalhos de implantação de nova rede de drenagem, escavações para terraplenagem e recomposição do pavimento.
Para garantir a segurança dos motoristas, a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) e a empresa responsável pela obra instalarão sinalização completa no local, utilizando placas, barreiras, cones e barris refletivos. Além disso, um painel de mensagem variável (PMV) será usado para orientar os condutores sobre as mudanças no tráfego.
Durante o bloqueio, haverá apenas um acesso alternativo disponível para a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido bairro. Os motoristas que estiverem na Linha Verde precisarão seguir pela Rua Raphael Papa, virar à esquerda na Teófilo Soares Gomes e, por fim, acessar a Victor Ferreira do Amaral.
Atualmente, os trabalhos envolvem a finalização da ampliação do viaduto, que passará de 24 para 50 metros de largura. Também estão em execução obras no pavimento das vias locais, que conectam a Linha Verde à Avenida Victor Ferreira do Amaral. A primeira fase da obra, anunciada em 2018, teve início em janeiro de 2023. Em 2024, o trânsito foi reorganizado para viabilizar a instalação das vigas da nova estrutura. Em abril, o prefeito Eduardo Pimentel afirmou que as primeiras faixas seriam liberadas até o final de maio. A previsão é a entrega de mais duas faixas no lado esquerdo do viaduto até agosto. A conclusão de toda a obra do Complexo Tarumã está programada para o final de 2025.
