As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, terminam às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 7. O programa do governo federal financia mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior. No processo seletivo deste ano, 50% das vagas estão reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), em situação ativa. Para 2025, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos, sendo 67.301 oportunidades no primeiro semestre e 44.867 no segundo.
Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies, e fazer login utilizando a conta do Gov.br. Na plataforma, é necessário preencher informações pessoais, dados sobre a escolaridade e, caso desejado, marcar a autodeclaração de perfil étnico-racial para concorrer às vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD). Além disso, é preciso selecionar até três cursos, em ordem de prioridade, indicando o estado, município e a instituição de ensino correspondente a cada opção. Por fim, os candidatos devem incluir informações financeiras de sua família. O MEC orienta que o comprovante de inscrição, com a chave de segurança, seja salvo após a confirmação.
Os pré-selecionados que se enquadrem nas regras do Fies Social terão direito à contratação integral do financiamento, podendo o governo federal custear até 100% dos encargos educacionais.
Para participar do Fies, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas, além de nota superior a zero na redação. Candidatos que realizaram o Enem na condição de treineiro não podem participar, pois, conforme o MEC, o exame nessa modalidade é apenas para autoavaliação e suas notas não podem ser utilizadas em programas como Sisu, Prouni e Fies. Como critério para inscritos no CadÚnico, serão considerados os dados registrados até 11 de janeiro de 2025.
O processo seletivo contará com uma chamada única, seguida da formação de uma lista de espera. O resultado da chamada inicial será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os pré-selecionados terão o período de 19 a 21 de fevereiro para acessar o sistema Fies Seleção e complementar os dados necessários à contratação do financiamento. Aqueles que não forem contemplados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera para eventuais vagas remanescentes. O período de convocação por essa lista ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Todas as regras e o cronograma completo estão detalhados no edital nº 3/2025, publicado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União em janeiro deste ano.