As inscrições para o processo seletivo deste semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão início na próxima segunda-feira (14). Os interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. As informações foram divulgadas em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (9). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa federal, criado em 2001, financia graduações em instituições de ensino superior privadas avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), promovendo inclusão educacional. Para 2025, o MEC prevê a oferta de 112.168 vagas no Fies, sendo 67.301 abertas no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Para concorrer ao financiamento, os candidatos precisam atender a alguns requisitos:
- Ter participado do Enem em uma edição a partir de 2010;
- Possuir média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e não zerar a redação;
- Ter renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).
O edital também reserva 50% das vagas para o Fies Social, modalidade lançada em 2024. Candidatos ao Fies Social precisam ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759, em 2025). O financiamento nesta modalidade cobre até 100% dos encargos educacionais da instituição de ensino superior e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies será definida com base nas notas do Enem, organizadas de forma decrescente, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A ordem de prioridades estabelece os seguintes critérios:
1. Candidatos que não concluíram o ensino superior e ainda não foram beneficiados pelo financiamento estudantil;
2. Candidatos que já foram beneficiados pelo financiamento estudantil, mas ainda possuem débito;
3. Candidatos que concluíram o ensino superior sem utilizar o financiamento estudantil;
4. Candidatos que concluíram o ensino superior com financiamento estudantil e já quitaram a dívida.
O processo seletivo do Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da chamada única, que traz os nomes dos pré-selecionados, será divulgado no dia 29 de julho. Aqueles que não forem contemplados na chamada inicial estarão automaticamente inseridos na lista de espera para as vagas remanescentes, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro.