O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026. As inscrições estarão abertas de 19 a 23 de janeiro, com encerramento às 23h59 do último dia, conforme edital publicado nesta terça-feira (23). O Sisu é a principal forma de ingresso em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior no Brasil.
A partir de 2026, os estudantes poderão participar do processo seletivo utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das três edições mais recentes: 2023, 2024 ou 2025. A mudança amplia o número de candidatos aptos a disputar uma vaga, já que, até este ano, somente as notas da edição mais recente do Enem eram aceitas. Para se inscrever, é necessário ter tirado nota diferente de zero na redação e já ter concluído o ensino médio.
As notas individuais do Enem 2025, que também poderão ser utilizadas no processo seletivo, estão previstas para serem divulgadas no dia 16 de janeiro, poucos dias antes da abertura das inscrições.
De acordo com o MEC, esta será a maior edição do Sisu já realizada. Serão oferecidas mais de 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, distribuídos em 136 universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, e os aprovados devem acompanhar as orientações das instituições para efetuar a matrícula a partir de 2 de fevereiro. O Sisu terá apenas uma edição em 2026, modelo adotado desde 2024. Quem for selecionado poderá iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre de 2026, conforme a abertura de turmas nas instituições de ensino.
Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse em integrar a lista de espera entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro.







