WhatsApp
Facebook
Idosos e PCDs agora podem emitir credencial digital de estacionamento pelo app

Idosos e pessoas com deficiência (PCDs) podem emitir a credencial de estacionamento em formato digital desde outubro do ano passado. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) implementou a medida, com o objetivo de simplificar e agilizar o processo, tornando-o mais acessível.

Com a versão digital, os beneficiários podem escolher entre imprimir o documento para afixá-lo no painel do veículo ou vinculá-lo eletronicamente a um único carro, com a possibilidade de alteração do veículo quando necessário. Todo o procedimento pode ser realizado online, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal da Senatran, eliminando a necessidade de deslocamentos.

A Senatran disponibiliza um passo a passo detalhado e uma seção de perguntas e respostas para orientar os usuários sobre como emitir a credencial. A mudança beneficia mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuam, ou tenham possuído, CNH e cerca de 3,4 milhões de PCDs cadastrados no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o órgão, a validade do documento também foi alterada. Para os idosos, a credencial agora se tornou vitalícia. No caso das pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto os dados estiverem registrados na base de informações da Senatran.

A credencial de estacionamento é obrigatória para utilizar vagas exclusivas destinadas a idosos ou PCDs, identificadas por sinalizações no chão ou por placas. Esses espaços estão disponíveis em locais públicos, como ruas, além de hospitais, comércios, shoppings, mercados e outros estabelecimentos. A regulamentação segue a Resolução Contran nº 965, de 17 de maio de 2022, com alterações pela Resolução Contran nº 1.012, de 14 de outubro de 2024.

Podem solicitar o documento pessoas com 60 anos ou mais, além daquelas que sejam portadoras de deficiência (PCD) ou apresentem dificuldades de locomoção.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!