Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Ideia premiada de empreendedora de Quatro Barras se torna um negócio de sucesso

Há dois anos, Juliana Luz, administradora de empresas, foi uma das vencedoras do Prêmio Empreendedora Curitibana na Categoria Ideia. Ela se tornou a primeira empreendedora da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a receber esse reconhecimento da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, que destacam o trabalho das mulheres empreendedoras na capital paranaense e em outros 28 municípios da região.

A premiação foi um marco importante para Juliana, de 39 anos, pois fortaleceu sua confiança na própria proposta e a incentivou a encorajar outras mulheres a aproveitar as oportunidades que surgem. Agora, em 2023, ela está animada com uma nova oportunidade em andamento: a 5ª edição do Prêmio Empreendedora Curitibana, que está com inscrições abertas até o dia 5 de julho.

Na época em que ganhou o prêmio, Juliana ainda não tinha um negócio formalizado. O Movimento de Luz, seu programa social que busca ajudar as pessoas a encontrar seu papel na sociedade por meio de encontros formativos, estava apenas começando. No entanto, o Prêmio Empreendedora Curitibana deu a ela a confiança necessária para transformá-lo em um negócio concreto.

Nos últimos dois anos, Juliana estabeleceu parcerias significativas, expandiu suas palestras para outros estados, como São Paulo, e esgotou as inscrições para seu primeiro curso, uma imersão de um fim de semana em uma chácara, com 50 participantes.

“Existe a Juliana antes do prêmio e a Juliana depois. O Empreendedora Curitibana é um divisor de águas. Foi com ele que consegui compartilhar experiências para fazer o meu programa crescer. Quando eu soube que mulheres da RMC poderiam se candidatar, logo me inscrevi.”, conta Juliana.

O Prêmio Empreendedora Curitibana é realizado pela Prefeitura de Curitiba e pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Ele reconhece o trabalho das mulheres empreendedoras na capital paranaense e na RMC, além de oferecer capacitações e formações para que elas se sintam empoderadas e merecedoras de reconhecimento.

Integração

A coordenadora do Programa Curitibana Empreendedora, Daniela Vitório Del Puente, destaca a importância de integrar as ações do programa à RMC, não apenas com as inscrições para o prêmio, mas também com capacitações que alcançam as cidades vizinhas. “Curitiba e Região Metropolitana são mercados que se completam. Incluir essas empreendedoras fortalece todas as cidades. No final, são mulheres ajudando mulheres.”

Mudança de rumo

Enquanto o Movimento de Luz continua se desenvolvendo, Juliana divide seu tempo como servidora pública, o que contribuiu para sua visão social. Seu objetivo final é se dedicar integralmente ao programa, e a vitória no prêmio a aproximou ainda mais desse objetivo.

Através da participação nas formações do Prêmio, que fazem parte do Programa Curitibana Empreendedora, Juliana estabeleceu contatos que se tornaram parcerias, compartilhou suas experiências com outras empreendedoras e recebeu conselhos valiosos para transformar sua ideia em realidade.

O Movimento de Luz, como explica Juliana, é um programa de qualificação social que oferece cursos de alto impacto, visando à mudança de comportamento daqueles que desejam melhorar sua forma de se relacionar com outras pessoas, especialmente no ambiente de trabalho.

A experiência na jornada do prêmio permitiu a Juliana encontrar os contatos e o apoio que precisava e não tinha em sua cidade, ampliando suas perspectivas de negócios e preparando-a melhor para sua nova trajetória.

“As mulheres da RMC têm experiência, têm resiliência. Os centros urbanos têm mais estrutura, mais apoio do Poder Público, como é o caso de Curitiba, que integrou as ações de empreendedorismo feminino para nós, da RMC, que também temos experiência e resiliência para empreender”, explica Juliana.

Foto: Ricardo Marajo / SMCS.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Alteração do nome