O Instituto Água e Terra (IAT) realizou ações para melhorar a segurança no Parque Estadual Pico Paraná, localizado entre Campina Grande do Sul e Antonina. Na última sexta-feira (9), o órgão ambiental instalou uma cerca e uma placa de sinalização para bloquear um acesso secundário irregular no início da trilha da Unidade de Conservação (UC). Já no domingo (11), foi cercado um ponto próximo ao Pico Paraná, utilizado por um jovem de 20 anos que se perdeu no local e ficou cinco dias desaparecido no início deste ano.
A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança dos visitantes, prevenir situações de emergência e garantir que o público acesse o parque exclusivamente pelas entradas adequadas. O IAT também busca aumentar o controle do fluxo de pessoas que frequentam a unidade. O descumprimento das normas e regulamentos da UC pode implicar em multas e colocar em risco a segurança dos frequentadores.
O Parque Estadual Pico Paraná é conhecido por sua relevância ambiental e por abrigar o maior ponto culminante da região Sul do Brasil, com 1.877,39 metros de altitude. A unidade preserva uma rica biodiversidade, incluindo flora composta por arbustos, xaxins, trepadeiras, bromélias, orquídeas e samambaias, além de árvores imponentes, como o cedro, a canjarana, a figueira-branca, a canela-preta e o sassafrás. Na fauna, destacam-se mais de 71 espécies, incluindo bugios, serelepes, pacas, ouriços, quatis e jaguatiricas, bem como espécies em extinção, como a onça-pintada e a suçuarana.
O parque conta com cinco picos e um morro, que exigem caminhadas de 3,5 km a 10 km para serem alcançados. A Unidade de Conservação funciona diariamente, com uma base de atendimento disponível 24 horas. Para acessar o parque, os visitantes devem seguir pela BR-116, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum e continuar por 6 km até a Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, onde está a base do IAT. A partir do ponto final da estrada, se inicia a trilha para o Pico Paraná e outros cumes protegidos pela UC.







