WhatsApp
Facebook
IAT alerta para golpe de falsas multas ambientais enviadas por WhatsApp

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu um alerta sobre um golpe registrado nesta semana em Cascavel, no Oeste do Paraná. Criminosos, se passando por servidores do órgão, estão utilizando o WhatsApp para cobrar falsas dívidas de multas ambientais, algumas inexistentes ou já quitadas.

No esquema, os golpistas fornecem informações falsas sobre o pagamento das infrações, incluindo boletos fraudulentos, induzindo as vítimas ao pagamento. Um dos cidadãos abordados desconfiou da abordagem e denunciou o caso ao Instituto. Nesse episódio, a cobrança era referente a dois autos de infrações que já haviam sido quitados. O IAT registrou um boletim de ocorrência, e a Polícia Civil está investigando o caso.

“Essa foi a primeira vez que um caso deste tipo foi relatado aqui no escritório regional. Chamou muito a atenção porque no Instituto não faz nenhum tipo de cobrança por telefone ou WhatsApp. O pagamento de multas ambientais é feito de forma presencial no IAT ou por meio da impressão do boleto, realizado diretamente no site oficial da autarquia. É o próprio infrator que escolhe o processo mais conveniente”, explicou Aline Heberle, chefe interina da regional do IAT de Cascavel. O site oficial do IAT é www.iat.pr.gov.br.

“Reforçamos: o IAT não envia boleto por mensagem eletrônica. Também não há ligação para cobrança. Qualquer situação deste tipo é falso e precisa ser denunciada”, acrescentou Aline.

A recomendação do Instituto é que, em caso de abordagem suspeita, os cidadãos procurem o escritório regional do IAT mais próximo, utilizando os canais de comunicação oficiais da autarquia. Além disso, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. “A denúncia é muito importante, nos ajuda a alertar a população e serve como apoio para que a polícia encontre os criminosos”, destacou Aline Heberle.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP
Compartilhe
WhatsApp
Facebook