A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), está solicitando com urgência doações de sangue dos tipos O+ e O-. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A Rede Hemepar conta com 23 unidades em todo o Paraná, fornecendo hemocomponentes para 384 hospitais. Confira as unidades que mais necessitam de doações dos tipos O+ e O-:
1ª Regional de Saúde (RS) – PARANAGUÁ: Av. Gabriel de Lara, 481, Alto São Sebastião
2ª RS – CURITIBA: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
2ª RS – BIOBANCO: Rua Agostinho de Leão Junior, 108, Alto da Glória (Anexo ao Hospital de Clínicas)
3ª RS – PONTA GROSSA: Rua General Osório, 427, Centro
6ª RS – UNIÃO DA VITÓRIA: Rua Castro Alves, 26, Centro
7ª RS – PATO BRANCO: Rua Paraná, 1633, Centro
8ª RS – FRANCISCO BELTRÃO: Rua Marília, 1327, Bairro Entre Rios
9ª RS – FOZ DO IGUAÇU: Avenida Gramado, 364, Vila A
13ª RS – CIANORTE: Av. Santa Catarina, 423, Centro, Zona 1
16ª RS – APUCARANA: Rua Antônio Ostrensk, 3, Centro
19ª RS – JACAREZINHO: Rua Coronel Cecílio Rocha, 425, Centro
21ª RS – TELÊMACO BORBA: Av. Marechal Floriano Peixoto, 250, Alto das Oliveiras
O Hemepar orienta que o agendamento da doação seja feito com antecedência, garantindo mais conforto ao doador. O agendamento pode ser realizado online, pelo site da Sesa.
Dados recentes apontam que, no ano passado, a Hemorrede registrou 202 mil doações – uma média de mais de 16,8 mil doações por mês. Em 2023, já foram registradas 133 mil doações, correspondendo a uma média de quase 18 mil bolsas de sangue mensais. O sangue captado pela Hemorrede atende 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. “O estoque adequado de todos os tipos sanguíneos é fundamental para o funcionamento das unidades hospitalares. Para garantir os estoques adequados dos tipos O+ e O-, solicitamos o apoio da população para realizar a doação”, afirmou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.
Cada doação gera aproximadamente entre 450 e 470 ml de sangue. Uma única bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado), com potencial para salvar até quatro vidas.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade devem apresentar autorização e estar acompanhados do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, por sua vez, podem doar a cada três meses, num total de três doações anuais. O doador precisa pesar ao menos 50 kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação) e portar documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.