A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), fez nesta segunda-feira (19) um apelo urgente por doações de sangue em Curitiba. A unidade precisa prioritariamente de doadores com tipo sanguíneo A+ e A-, O+ e O-.
Devido à validade limitada das bolsas de sangue e com o objetivo de agilizar o atendimento, o Hemepar orienta que os doadores realizem o agendamento prévio das doações, que pode ser feito online, pelo site da Sesa. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece sendo atendida. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença. Esse gesto simples é capaz de ajudar até quatro pessoas e reforça nosso compromisso em continuar cuidando dos paranaenses”, destacou Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.
O Hemepar Curitiba está localizado na Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da XV, e atende de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Para mais informações, o telefone de contato é (41) 3281-4000, ou é possível acessar o site indicado para dúvidas.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam da autorização e presença de um responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, com um limite de quatro doações por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, no máximo três vezes ao ano. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação. É indispensável apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de habilitação.
Em 2022, a Hemorrede registrou 202.179 doações, com uma média de 16,8 mil doações mensais, sendo 55,6 mil delas realizadas em Curitiba. Neste ano, até o momento, foram registradas 92.153 doações no Estado, com 21,4 mil na capital.
O sangue coletado pelo Hemepar Curitiba, que coordena outras 22 unidades no Paraná, atende a demanda de 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “Os estoques desta unidade são fundamentais para a manutenção do serviço. Cada doação gera, em média, de 450 ml a 470 ml de sangue. Cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, um tipo de plasma fresco congelado. Por isso, uma única bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”, explicou Vívian Patrícia Raksa, diretora do Hemepar.