WhatsApp
Facebook
Guarda Mirim conclui formação de 47 jovens em Araucária

A Prefeitura Municipal de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, promoveu nesta quarta-feira (13) a cerimônia de formatura de 47 Guardas Mirins, englobando as turmas de veteranos e calouros com a transição de calouros para veteranos e de veteranos para sênior.

Durante o ano, os jovens participaram de atividades socioeducativas, recebendo capacitação profissional em áreas como noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional, entre outros. Além do enfoque educativo e de promoção da cidadania, a qualificação visa preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho, planejando para o próximo ano aprofundar conhecimentos e participar ativamente na criação e apresentação de projetos de lei.

O coordenador do projeto, Osni Paranhos da Cruz, destaca que o foco na cidadania tem o potencial de transformar vidas, com resultados promissores a caminho. “Para mim, isso vai além do cumprimento de um dever; é uma satisfação pessoal indescritível. Ter a oportunidade de deixar um legado tão valioso, que é impactar positivamente na vida desses adolescentes, é verdadeiramente gratificante, expressa.” Paranhos comenta ainda, que o objetivo é que esses adolescentes se tornem cidadãos conscientes e responsáveis, que contribuam para a construção de uma sociedade melhor. 

Além das habilidades profissionais, o programa enfatiza a importância do autocontrole, calma nas decisões e superação da inibição. A experiência é descrita por Alexandre dos Santos Pereira como um divisor de águas, melhorando não apenas as habilidades de comunicação, mas também proporcionando uma visão mais ampla sobre a vida e a cidadania.

Lincoln Roberto Stygar, Secretário de Segurança Pública, expressa otimismo sobre o futuro dos jovens.  ‘Observo jovens dedicados, com uma visão de futuro notavelmente avançada. Eles exibem um potencial incrível e, com a orientação correta e a dedicação que já demonstram, estou convencido de que têm um futuro brilhante pela frente. É inspirador testemunhar o impacto positivo que o projeto Guarda Mirim tem sobre eles”, comenta. 

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli