Em maio, em celebração ao Mês do Trabalhador, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), realizará quatro mutirões de emprego em Curitiba, nos bairros Centro e Cajuru. Ao todo, 100 empresas oferecerão mais de 5.000 vagas gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes devem levar documentos pessoais e currículo impresso.
Cada mutirão terá uma proposta específica. O primeiro, no dia 7 de maio, contará com 1.000 vagas para pessoas com mais de 50 anos. No dia 14 de maio, serão mais de 1.000 vagas destinadas à população negra. Em 20 de maio, 100 candidatos pré-selecionados participarão de uma dinâmica com atividades físicas no ginásio da Praça Oswaldo Cruz. Para encerrar, no dia 28 de maio, o bairro Cajuru sediará o maior mutirão, com mais de 3.000 vagas ofertadas por 50 empresas.
“Esses quatro mutirões em maio são mais do que ações pontuais de empregabilidade. Eles representam nosso compromisso com a inclusão e com a valorização das diversas trajetórias profissionais”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo. “Ao direcionar eventos específicos para públicos como pessoas acima dos 50 anos e a população negra, por exemplo, reafirmamos que o mercado de trabalho deve ser diverso, acessível e justo para todos. Essas oportunidades podem transformar vidas e fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso Estado”, completa o secretário.
O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destaca a relevância do mutirão para pessoas com mais de 50 anos. “Com o mutirão de empregos, reforçamos nosso compromisso com a inclusão desse público no mercado de trabalho. Buscamos não apenas abrir portas, mas também valorizar a experiência e a sabedoria que estes profissionais levam às empresas. Acreditamos que a reinserção dos trabalhadores é fundamental para construir um ambiente profissional mais rico e colaborativo”, afirma.
MUTIRÃO 50+ – O primeiro mutirão, no dia 7 de maio, será realizado na Agência do Trabalhador de Curitiba, na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro. Das 9h às 16h, 20 empresas oferecerão mais de 1.000 vagas exclusivas para pessoas com mais de 50 anos. A entrega de senhas será feita até as 12h.
EMPREGABILIDADE NEGRA – Em 14 de maio, o foco será a população negra, em alusão ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. No mesmo local, 20 empresas participarão oferecendo mais de 1.000 vagas. O atendimento será das 9h às 16h, com senhas distribuídas até as 12h.
DO GINÁSIO AO EMPREGO – No dia 20 de maio, o mutirão se concentra no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, no Centro de Curitiba, durante a manhã. Cem candidatos pré-selecionados na Agência do Trabalhador serão avaliados por suas habilidades e competências por meio de atividades físicas organizadas com o setor de Recursos Humanos de oito empresas participantes. Após as dinâmicas, os candidatos seguem para entrevistas tradicionais. Esse modelo foi inspirado por um método de recrutamento utilizado na preparação para as Olimpíadas de Paris 2024.
EMPREGA MAIS – O último mutirão será realizado no dia 28 de maio na Rua da Cidadania do Cajuru, localizada na Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, ao lado do Terminal Capão da Imbuia. Mais de 50 empresas estarão presentes oferecendo mais de 3.000 vagas. O mutirão ocorrerá das 9h às 16h, com entrega de senhas até as 13h.