WhatsApp
Facebook
Golpistas usam falsa identidade da Receita Federal para aplicar golpes virtuais

Golpistas têm se passado por agentes públicos da Receita Federal para aplicar um novo tipo de golpe, conforme informações divulgadas pela própria Receita Federal. O esquema começa por meio de uma ligação telefônica e evolui para chamadas de vídeo, durante as quais os criminosos exibem documentos fraudados.

Para conferir maior credibilidade à abordagem, os golpistas mencionam operações conhecidas e alegam que o nome da vítima foi identificado em documentos relacionados a pessoas investigadas. Durante o contato, os criminosos apresentam informações verdadeiras da vítima para conquistar confiança e, em seguida, pedem que sejam fornecidos mais dados. Além disso, solicitam que a pessoa clique em links enviados e, eventualmente, realize assinatura eletrônica de documentos.

A Receita Federal alerta que não realiza esse tipo de abordagem, não solicita confirmações de dados por telefone ou WhatsApp, e tampouco utiliza links para coleta de informações pessoais. Em nota oficial enviada à imprensa, a Receita Federal destacou que seus únicos canais de comunicação são os meios oficiais, como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial (www.gov.br/receitafederal). Qualquer tipo de contato diferente desses canais é considerado golpe, segundo o órgão.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

FEIRA DA LOUÇA - 2025 - 300x300
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!