Curitiba e outras 21 cidades do Paraná registraram nesta quarta-feira (30) a temperatura mais baixa do mês de julho, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Com termômetros marcando temperaturas próximas ou abaixo de zero, uma intensa massa de ar polar trouxe geadas para várias partes do Estado, incluindo a capital paranaense. Entre as cidades que tiveram recordes de frio estão Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Irati, Guarapuava, Guaratuba, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Durante a madrugada e o amanhecer desta quarta, foram registradas temperaturas negativas em várias localidades. General Carneiro teve a marca mais baixa com -3,4°C, enquanto São Mateus do Sul registrou -1,4°C e Curitiba chegou a 2,8°C. Outras cidades, como Palmas e Ponta Grossa, marcaram -0,1°C. Segundo o Simepar, esse cenário de frio intenso deve começar a perder força apenas a partir de sexta-feira (1º).
“O amanhecer desta quarta-feira (30) é o mais gelado do mês de julho. Temos temperaturas negativas em parte do Estado, bem no extremo-sul paranaense, entre cidades de Palmas, General Carneiro, União da Vitória, São Mateus do Sul e até mesmo ao sul da capital”, afirmou o meteorologista Lizandro Jacóbsen. Ele destacou que o declínio das temperaturas começou na segunda-feira (28), quando, entre o início da tarde e o final da noite, os termômetros caíram entre 10°C e 14°C em algumas localidades. Em Curitiba, por exemplo, a temperatura média às 14h era de 19,4°C, caindo para 9°C à meia-noite de terça-feira (29). Já em Cambará, a temperatura média às 16h era de 23,8°C, enquanto à meia-noite de terça estava em 11,7°C.
“Não é o resfriamento mais intenso deste inverno, não superando os dias 24 e 25 de junho. Mas, mesmo assim, é uma onda de frio bem expressiva. Temos o dia mais gelado do mês de julho. Amanhã ainda segue bastante frio na região do Paraná, ainda com possibilidade de geada, mas não tão gelado quanto hoje. A massa de ar frio só começa a perder força na sexta-feira (1º)”, acrescentou Jacóbsen. Segundo o Simepar, o fim de semana deve apresentar temperaturas em elevação, com predomínio de sol e ausência de chuvas nos próximos dias.
As 20 cidades mais frias do Paraná nesta quarta (30):
– General Carneiro: -3,4°C
– São Mateus do Sul: -1,4°C
– Palmas: -0,1°C
– Ponta Grossa: -0,1°C
– Fazenda Rio Grande: 0,1°C
– Lapa: 0,3°C
– Jaguariaíva: 0,5°C
– Pinhão: 0,6°C
– União da Vitória: 0,7°C
– Guarapuava: 0,8°C
– Telêmaco Borba: 1,1°C
– Pinhais: 1,5°C
– Joaquim Távora: 1,6°C
– Francisco Beltrão: 2,1°C
– Irati: 2,1°C
– Cerro Azul: 2,6°C
– Curitiba: 2,8°C
– Cambará: 3,4°C
– Pato Branco: 3,6°C
– Planalto: 3,7°C