De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio segue intenso nesta quinta-feira (12). Entretanto, com a aproximação de uma nova frente fria no fim de semana, o tempo deve ficar chuvoso entre sábado (14) e domingo (15), resultando na elevação das temperaturas. A previsão é de que as mínimas fiquem próximas a 10°C em boa parte do estado pelo menos até sexta-feira.
O Paraná amanheceu nesta quarta-feira (11) com temperaturas entre 0°C e 13°C, ainda sob influência de uma massa de ar polar. Segundo o Simepar, algumas estações meteorológicas registraram as menores temperaturas de 2025 até o momento: em Palmas (Centro), os termômetros marcaram 0,2°C, a segunda temperatura mais baixa do ano. Outras cidades também registraram frio intenso, como Irati (2,7°C), Francisco Beltrão (1,7°C) e Lapa (2,7°C). A marca mais baixa do ano ainda pertence ao distrito de Horizonte, em Palmas, onde foi registrado -0,3°C no dia 30 de maio.
Na divisa com Santa Catarina, algumas cidades tiveram geada nesta quarta-feira. No restante do estado, contudo, as chances de geada foram reduzidas pela presença de nevoeiro. Para esta quinta-feira, sem previsão de chuva e com temperaturas ainda abaixo de 5°C, há possibilidade de geada fraca a moderada em regiões com menos vento e menor cobertura de nuvens. As áreas mais propensas são o Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste e Campos Gerais.
As informações são do Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com o Simepar desde 1995. O objetivo do serviço é alertar agricultores e a população em geral, com antecedência de 24 a 48 horas, sobre a ocorrência de geadas no estado. O mapa do Alerta Geada pode ser consultado na página inicial do site do Simepar.
A frente fria mencionada representa a transição entre uma massa de ar frio e outra de ar quente. De acordo com Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, a passagem dessa frente fria neste fim de semana ocasionará chuva em praticamente todas as regiões do Paraná, mas não provocará um resfriamento acentuado. “A massa de ar frio ficará mais restrita a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e antes mesmo de atingir o Paraná, na segunda-feira uma nova incursão de ar quente e úmido impossibilitará que a massa de ar mais frio se estabeleça sobre o território paranaense”, explica ela.
No sábado (14), a chuva deve começar no Oeste e avançar gradualmente para as regiões Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul. No domingo (15), a precipitação alcançará o Leste do estado. Para segunda-feira, a previsão é de retomada de temperaturas mais elevadas em todo o território paranaense.
O Simepar, com estrutura composta por 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, fornece dados meteorológicos essenciais para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O monitoramento abrange situações como enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.
Dados mais específicos da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br, com atualizações diárias. É possível consultar detalhes como quantidade prevista de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e condições de vento, organizados por hora para as datas e o dia seguinte.