A chegada de uma frente fria entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28) deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas nos estados da região Sul, estendendo-se ainda para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com potencial de impacto em áreas das regiões Norte e Sudeste do Brasil. Conforme divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço de uma massa de ar frio intensa poderá favorecer a ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense na quinta-feira (29).
“O choque das massas de ar quente e frio – favorecido pelo avanço do sistema frontal – poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, informou o Inmet. O fenômeno deverá atingir inicialmente o Rio Grande do Sul, avançando por outras regiões, com possibilidade de registrar temperaturas negativas.
A previsão indica mínimas em torno de -3°C a -5°C em áreas do Sul a partir de terça-feira, aumentando o risco de geadas em diversas localidades da região. No Mato Grosso do Sul, o sul do estado também pode registrar formação de geada.
O Inmet detalhou ainda que a massa de ar frio deve atingir Rondônia, Acre e o sul/sudoeste do Amazonas. Um anticiclone na retaguarda da frente fria será responsável por direcionar o frio para latitudes mais baixas, intensificando as quedas nos termômetros. Além disso, na quinta-feira, há previsão de redução significativa das temperaturas em partes de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.