Santa Mônica Clube - Topo
WhatsApp
Facebook
Filtroil 40 anos: óleo utilizado pela Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, será reciclado em Campina Grande do Sul

Um dos maiores grupos de energia do país, a Cemig, atingiu uma marca importante na preservação do meio ambiente. Segundo dados divulgados recentemente pela própria empresa, em 2023, a companhia alcançou o índice de 99,8% dos resíduos sólidos gerados foram enviados para reciclagem e reaproveitamento. Foram quase 60 mil toneladas de materiais que deixaram de ser despejados indevidamente na natureza em apenas um ano.

Em 2024, o objetivo da Companhia Energética de Minas Gerais é manter o bom índice de sustentabilidade e economia circular. Para tanto, a companhia acaba de contratar os serviços do Grupo Filtroil, empresa de filtragem de óleo, com sede em Campina Grande do Sul, que terá um papel fundamental no processo de reaproveitamento do óleo utilizado pelos transformadores e disjuntores de distribuição da gigante mineira.

O desafio chega em um momento simbólico para o Grupo Filtroil que completa 40 anos de atividades. A Filtroil já presta serviços para a Celesc (Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina), e é referência em processos de reindustrialização de subprodutos, sendo pioneira no Paraná na reciclagem de óleos isolantes e lubrificantes industriais.

Filtroil 40 Anos: Óleo Utilizado Pela Companhia Energética De Minas Gerais, A Cemig, Será Reciclado Em Campina Grande Do Sul
Foto: Dilvulgação Cemig. O óleo a ser reciclado é utilizado pelos transformadores e disjuntores de distribuição da gigante mineira.

Os excelentes serviços prestados pela Filtroil ao longo de quatro décadas comprovam a capacidade técnica da empresa para mais essa nova empreitada, garante o CEO do Grupo Filtroil, Alexandre José Montanarim Silva. “É um novo contrato que estamos começando. Já temos experiência nesse ramo e vamos expandir para mais uma companhia de energia nacional. O projeto vai se iniciar ainda este mês”, revela Alexandre.

Segundo a direção da Filtroil, a estimativa é reciclar 400 mil litros de óleo isolante naftênico todos os anos. Após ser extraído das subestações da Cemig, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o material será levado até um ponto de armazenamento e transportado por caminhões-tanque até a Filtroil em Campina Grande do Sul (PR).

Filtroil 40 Anos: Óleo Utilizado Pela Companhia Energética De Minas Gerais, A Cemig, Será Reciclado Em Campina Grande Do Sul
Foto: Adilson Santos / União Metropolitana. O material será extraído da substação da Cemig (MG) e será transportado por caminhões até a Filtroil em Campina Grande do Sul.

O Grupo Filtroil

A história do grupo começou em Curitiba através do projetista Luiz Reinaldo da Silva. Atualmente, o Grupo Filtroil é formado por 4 empresas que acreditam no potencial da tecnologia para tornar os negócios de seus clientes mais produtivos, lucrativos, eficientes e ambientalmente sustentáveis, sendo elas: Filtroil Ambiental, Filtroil Química, Filtroil Manutenção em Subestações e Filtroil Serviços Lub Mais.

Além da recuperação de óleos e solventes industriais, a Filtroil trabalha hoje com a manutenção em subestações, consultoria e serviços ambientais. Somados, todos os tipos de óleos que a unidade chega a recuperar, em média, 3 milhões de litros de óleo todos os meses.

Filtroil 40 Anos: Óleo Utilizado Pela Companhia Energética De Minas Gerais, A Cemig, Será Reciclado Em Campina Grande Do Sul
Foto: Elizio Siqueira / União Metropolitana. Clarice de Fátima Montanarim, presidente do Grupo Filtroil com Alexandre.

Para chegar a essa envergadura em quatro décadas, a Filtroil acompanhou a evolução do mercado frente a outras concorrentes, expandindo cada vez mais seu portfólio de soluções e produtos, tendo como principal objetivo a manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Ao longo dos anos, a Filtroil manteve seu crescimento sustentável – resultado de muito esforço, dedicação e empenho – que ganharam a confiança de gigantes do ramo elétrico nacional, com destaque para a usina Itaipu Binacional no Paraná e as concessionárias de energia de Santa Catarina e de Minas Gerais. Além da atuação nesses estados, a companhia também atende empresas de diversos segmentos no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Projeção

A projeção futura da empresa para os próximos seis meses é ambiciosa. Além da prestação de serviços para a Cemig, a unidade campinense pretende expandir suas atividades para mais duas unidades. Atualmente, a empresa conta com 20 veículos, de pequeno a grande porte – incluindo carretas – e gera 70 postos de trabalho.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp