WhatsApp
Facebook
Fies 2025: pré-selecionados têm até sexta para complementar cadastro e iniciar contratação

Os estudantes pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem complementar a inscrição a partir desta quarta-feira (30). O prazo para essa etapa se encerra às 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (1º), pelo horário de Brasília. A lista de nomes dos selecionados foi divulgada na terça-feira (29) e está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessível por login no portal Gov.br. O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições privadas participantes, desde que essas obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com o edital do Fies 2025, os pré-selecionados devem complementar as informações requeridas diretamente no sistema Fies Seleção. Candidatos que se inscreveram para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar um laudo médico que ateste a deficiência, indicando espécie, grau e o código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Caso sejam encontradas inconsistências nas informações fornecidas, as instituições de ensino superior poderão solicitar documentação adicional para esclarecimentos.

Metade das vagas do programa é direcionada ao Fies Social, que beneficia candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Nesse caso, a comprovação da renda familiar não é exigida, mas o candidato ainda precisa validar as demais informações junto à comissão da instituição de ensino superior. Durante o período de complementação da inscrição, que vai até sexta-feira (1º), os pré-selecionados nesta modalidade podem solicitar financiamento de até 100% dos valores referentes aos encargos educacionais cobrados pela instituição.

Após a etapa de complementação, os estudantes deverão comprovar as informações fornecidas no ato de inscrição. Essa comprovação deve ser feita em até cinco dias úteis, por meio físico ou digital, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino onde foram pré-selecionados. Com a aprovação da documentação pela comissão, a próxima etapa será a validação das informações em um agente financeiro, processo que deve ocorrer em até dez dias a partir do terceiro dia após a validação pela faculdade. Somente com a aprovação final pelo banco será possível formalizar a contratação do financiamento.

Nesta edição do Fies, o programa recebeu 276.140 inscrições, feitas por um total de 111.402 candidatos. Cada participante teve a oportunidade de se inscrever em até três opções de cursos de ensino superior. Em 2025, o MEC oferta mais de 112 mil vagas no total, considerando as duas edições do programa (primeiro e segundo semestre). Especificamente nesta edição, foram destinadas 74,5 mil vagas aos estudantes.

Com uma chamada única, o Fies também mantém uma lista de espera. Quem não foi aprovado na chamada inicial já está automaticamente incluído nessa lista. Convocações pela lista de espera acontecerão de 5 de agosto a 19 de setembro, para preencher as vagas que eventualmente não forem ocupadas pelos pré-selecionados na chamada regular. Os convocados pela lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de até três dias úteis após a data da convocação, cumprindo o procedimento previsto na página oficial do Fies.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!