Reconhecido por suas ações de valorização da diversidade e inclusão, o Festval, rede de supermercados paranaense, reforça seu compromisso com a igualdade em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e Dia da Inclusão Social (10 de dezembro). A empresa utiliza essas datas como oportunidades para ressaltar o trabalho contínuo em oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor para seus colaboradores e clientes.
Atualmente, o Festval conta com profissionais PCD em várias funções, atuando em todas as suas unidades nas cidades de Curitiba, Pinhais, São José dos Pinhais e Cascavel, assim como no setor administrativo. Esses colaboradores representam 7% do efetivo da rede, superando o índice previsto por lei, que é de 5%. “Para nós, é muito mais do que cumprir uma meta ou atender a legislação. Estamos falando de criar oportunidades reais e proporcionar um ambiente de trabalho em que cada pessoa possa crescer profissionalmente e se sentir valorizada”, afirma Paulo Beal, diretor de Recursos Humanos do Festval.
Em novembro, como parte das ações de integração, o Festval realizou um passeio inclusivo com colaboradores PCD, promovendo momentos significativos de lazer e convivência. O evento reuniu 281 participantes no Araucária Acqua Park e foi marcado pela descontração e fortalecimento de laços entre os participantes.
Segundo Paulo Beal, o compromisso do Festval com a inclusão vai além do ambiente interno, refletindo-se também no atendimento ao cliente. A rede busca assegurar que suas lojas sejam espaços acessíveis e acolhedores para todos. “Essa é uma responsabilidade que assumimos com orgulho: construir um espaço para todos”, destaca o diretor.
Beal enfatiza ainda a importância de que os líderes empresariais no Brasil adotem práticas que promovam a inclusão e gerem impacto positivo na sociedade, ajudando a combater preconceitos. “Para nós do Festval, faz parte do nosso trabalho corporativo transformar a inclusão em um valor cotidiano e tangível, pautado não somente pela responsabilidade social, mas por garantir os direitos e a dignidade de todos”, afirma. Ele ressalta ainda o papel de empresas no país em inspirar outras organizações a seguirem o mesmo caminho, impactando positivamente vidas e construindo uma sociedade mais justa.
Como parte de sua agenda de inclusão, o Festval realizou neste ano, em parceria com a Unilehu e com o apoio de instituições de ensino, o Diagnóstico Básico de Inclusão (DBI). Essa iniciativa envolveu colaboradores com deficiência, gestores e equipes de recursos humanos, com o objetivo de compreender a percepção sobre inclusão no ambiente de trabalho e identificar possíveis melhorias. Como resultado, a rede promoveu treinamentos especializados voltados para acessibilidade e inclusão, atendendo a demandas específicas vinculadas ao tema.
Fundada em 1972 em Cascavel pela Cia. Beal de Alimentos, a rede Festval adquiriu em 2003 a marca atual, consolidando sua expansão no setor varejista. Com lojas em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e Cascavel, o Festval é hoje reconhecido pela qualidade de atendimento e pioneirismo em iniciativas voltadas para a inclusão e diversidade.