Além do Verão Maior, o Paraná ganha agora outro grande evento sazonal com diversas atrações para toda a família. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, promove entre os dias 12 e 14 de setembro o primeiro Festival da Primavera, que reunirá nos Campos Gerais uma programação diversificada e gratuita. O evento contará com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado. O Festival será realizado no Castrolanda Expo Center, em Castro.
Entre as atrações principais, estão os balões com voos cativos – presos ao solo por cordas de segurança, permitindo uma subida e descida controlada para proporcionar uma vista panorâmica e a sensação de voar – e balões instagramáveis. Durante o evento, haverá ainda o Night Glow Show, um espetáculo de luzes com balões, e a Copa Paranaense de Balonismo – etapa Castro, com disputas em sete categorias.
“Os três dias de evento fortalecem o turismo do Paraná e, especialmente, dos Campos Gerais. São atrações únicas que captam visitantes, movimentam o comércio e aquecem a economia”, ressalta o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos. O Festival da Primavera tem início às 16h no dia 12 e segue no sábado e domingo (13 e 14), com atividades em balões interativos e inflados com ar frio ao longo de todo o dia.
A gastronomia também será um destaque, com um grande festival organizado pela seção paranaense da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Serão 12 operações gastronômicas, oferecendo desde alimentos e bebidas convencionais até pratos típicos paranaenses. “Estaremos levando os nossos principais restaurantes associados para garantir segurança alimentar e um bom atendimento a todos. Além das opções convencionais, daremos destaque a pratos típicos paranaenses, como tortas holandesas, barreado, entrevero de pinhão, carne de onça e muitos outros”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR.
A música também será um dos pontos altos, com apresentações de grupos de samba e pagode, duplas sertanejas, a Banda da Polícia Militar e espetáculos de dança folclórica. O público também poderá conferir exposições de carros antigos e veículos emblemáticos da Polícia Militar do Paraná, atraindo tanto adultos quanto crianças.
Na área do balonismo, o evento destaca-se pela realização da Copa Paranaense de Balonismo, que reúne 50 balões, configurando o segundo maior campeonato do Brasil em número de balões, atrás apenas da Copa realizada em Torres (RS). Este será o maior campeonato já realizado no Paraná. “É um evento de grande promoção do turismo, pois Castro e região receberão visitantes e participantes de diversos estados brasileiros. Isso nos coloca numa posição de destaque nacional e conseguimos expor todo o potencial turístico dos Campos Gerais”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
A segurança das atividades envolvendo balões será garantida pela Federação Paranaense de Balonismo, em conformidade com as exigências estabelecidas em reunião com a Secretaria do Turismo (Setu-PR). “Em 2019 montamos a Federação com intuito de aprimorar a atividade e ter um controle em relação à segurança da prática. Já realizamos três campeonatos paranaenses e outros eventos menores, todos com 100% de eficiência. Somos bem criteriosos na escolha dos pilotos e condutores, além disso, toda a infraestrutura e logística para que o festival aconteça com segurança está sendo adotadas”, afirma o presidente da Federação, Mauro Leandro Chemin.
A Federação exige a vistoria obrigatória de todo e qualquer balão que participe de eventos no Paraná, comprovando que o promotor do evento e os pilotos seguem todas as regras definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entre os documentos exigidos para a expedição da Carta de Habilitação Técnica estão o NOTAM, o Certificado de Verificação de Aerovisibilidade, o Certificado de Seguro Aeronáutico, o registro da matrícula da aeronave no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a habilitação do Piloto de Balão Livre (PBL), o Certificado Médico Aeronáutico e a vistoria técnica em dia. O evento contará ainda com a presença do Corpo de Bombeiros do Paraná, reforçando as medidas de segurança.