O feriado prolongado do Dia do Trabalhador promete intenso movimento nas rodovias federais administradas pela Arteris. As concessionárias Arteris Régis Bittencourt e e Arteris Litoral Sul estimam que mais de 2 milhões de veículos circulem por seus trechos entre os dias 30 de abril e 4 de maio, com picos de tráfego esperados principalmente na ida e no retorno do feriadão.
Na BR-116 sob responsabilidade da Arteris Régis Bittencourt), que conecta os estados de São Paulo e Paraná, a expectativa é de 870 mil veículos ao longo do período, com aumento de até 30% no fluxo em relação aos dias comuns. Só entre 30 de abril e 1º de maio, devem circular cerca de 402 mil veículos, representando um volume 20% maior que a média habitual.
Já a Arteris Litoral Sul, que administra os trechos da BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR, BR-101/SC e o Contorno de Florianópolis, prevê a circulação de 1,2 milhão de veículos. Nos dois primeiros dias do feriado, a expectativa é de 524 mil veículos, sendo 103 mil no Paraná e 421 mil em Santa Catarina. O domingo (04/05), que marca o retorno do feriadão, deve registrar o pico de tráfego com 292 mil veículos, sendo 60 mil apenas no trecho paranaense — aumento de 26%.
A Arteris orienta os motoristas para que realizem revisão nos veículos, mantenham distância segura, respeitem os limites de velocidade e redobrem a atenção, especialmente nos horários de pico. “Estamos atentos à movimentação e reforçamos nossos recursos operacionais para garantir segurança e fluidez ao longo do trecho.
Em caso de necessidade, os usuários podem acionar a concessionária pelo 0800 ou nas bases de apoio”, orienta Marcelo Possamai, gerente de Operações das duas concessionárias.
Pagamento de pedágio com mais agilidade
As praças de pedágio da Arteris contam com cabines de autoatendimento, que permitem o pagamento por aproximação no cartão de débito, reduzindo em até um terço o tempo de atendimento. Essas cabines estão identificadas com cones azuis para facilitar a localização pelos motoristas.
Também são aceitos pagamentos por tags automáticas, além do tradicional atendimento com dinheiro, cheque ou cartão de débito. Pagamentos com cartão de crédito ou moeda estrangeira não são aceitos.
Horários de pico previstos nas rodovias:
Arteris Régis Bittencourt:
Quarta-feira (30/04): das 8h às 23h
Quinta-feira (01/05): das 7h às 11h
Domingo (04/05): das 10h às 17h
Arteris Litoral Sul:
Quarta-feira (30/04): das 10h às 21h
Quinta-feira (01/05): das 7h às 20h
Domingo (04/05): das 10h às 17h