De quinta-feira (21) a domingo (24), 120 agroindústrias familiares paranaenses irão expor seus produtos no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba. A expectativa é que, durante os quatro dias de feira, mais de 50 mil pessoas visitem o evento.
A Feira Sabores do Paraná, que no ano passado contou com a participação de 66 agroindústrias no Museu Oscar Niemeyer, quase dobrou de tamanho em 2025. O evento busca dar visibilidade às agroindústrias familiares, que representam 75% dos empreendimentos rurais do Estado. O setor se destaca na produção e transformação de alimentos como milho, mandioca, leite, olerícolas, feijão, arroz, suínos, aves, café, trigo e frutas.
Das agroindústrias participantes, 80% recebem assistência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A instituição mobiliza técnicos em todo o estado para apoiar pequenos produtores, melhorando a rentabilidade de suas atividades e suas condições de vida. O IDR-Paraná também promove iniciativas voltadas para inclusão sócio-produtiva, modernização da infraestrutura rural e estímulo ao empreendedorismo. Além disso, o instituto incentiva atividades econômicas não agrícolas, como turismo rural, artesanato e gastronomia, que geram complementação de renda.
“Desde que a gente começou com a agroindústria e com a inscrição dessa feira, foi o pessoal do IDR-Paraná que ajudou a fazer”, explica Ordilei Dufech, da agroindústria Tia Nena Produtos Coloniais, de Cantagalo, no Sul do Estado. Participante de edições anteriores, Ordilei tem grandes expectativas para a edição deste ano. “A expectativa é de voltar de caixa vazia. No Barigui dizem que é mais público, estacionamento grátis e tudo, né? Então, eu acredito que vai dar mais vendas”, comenta.
A feira também trará produtos premiados em concursos estaduais. A agroindústria Tia Nena, por exemplo, irá expor o queijo Aroma do Campo, vencedor Super Ouro no Prêmio Queijos Paraná, o queijo Alvinho, premiado com Prata, e o requeijão cremoso, que levou Bronze, além de outros itens que conquistaram pódios em diferentes competições.
Além de ser uma vitrine para a comercialização, a feira contará com aulas-show a partir das 13h da sexta-feira (22), que destacarão a gastronomia e o turismo do Estado. Serão 30 vagas disponíveis para cada aula, com inscrições realizadas no local. Para quem preferir, as transmissões também estarão disponíveis nos canais do YouTube da Seab, IDR-Paraná e Adapar.
Ainda na programação, o Conecta moviMente Curitiba Gastronômica reunirá chefs em demonstrações sobre pratos elaborados com pinhão e cogumelos. Esses eventos serão gratuitos e ocorrerão na quinta-feira (21) às 16h e na sexta-feira (22) às 15h.
Organizada pelo IDR-Paraná e pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a Feira Sabores do Paraná é realizada em parceria com a Adapar, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sebrae/PR, Fetaep e Ceasa Paraná. O evento conta ainda com o apoio da Sanepar, Sistema Faep, Fecomércio e RICTV.
A entrada para a Feira Sabores do Paraná 2025 será gratuita e estará aberta ao público a partir das 16h de quinta-feira (21).