WhatsApp
Facebook
Feira Sabores do Paraná 2025 destaca produtos regionais e reforça agricultura familiar

O empreendedorismo dos agricultores familiares paranaenses, muitos dos quais investem na transformação de matéria-prima em produtos finais através de agroindústrias, foi celebrado na abertura da Feira Sabores do Paraná 2025. O evento teve início nesta quinta-feira (21) no Centro de Eventos Positivo, localizado no Parque Barigui, em Curitiba, com entrada gratuita para o público.

A feira busca promover a agricultura familiar, valorizar a produção regional, incentivar a agroindustrialização e aproximar produtores e consumidores. Ao oferecer uma vitrine para a comercialização direta e a divulgação de produtos típicos, também fomenta o turismo rural e gastronômico do Paraná. “Esta feira reflete o momento espetacular que o Paraná passa. O Estado é o que mais cresce, se desenvolve, atrai investimentos, mais preserva e menos desmata”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes. “Vivemos um ciclo sustentável.”

Segundo Nunes, a agropecuária paranaense avançou ao transformar proteínas vegetais em proteínas animais e ao agregar mais valor a ambas. “Hoje é a celebração da consolidação da agroindústria paranaense. E com essa consolidação vem a evolução da gastronomia.” O secretário mencionou ainda a necessidade de ampliar a produção de flores, que nesta edição conta com apenas um estande, para futuras feiras.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, também destacou a relevância do evento e a qualidade dos produtos apresentados: “Temos uma agricultura grande, competente, e temos uma agricultura familiar que, pouco a pouco, galga espaços maiores. O consumidor quer coisas feitas por mãos calejadas, mas leves como as da agricultura familiar.”

A feira reúne mais de 120 empreendedores rurais previamente selecionados. Entre os produtos disponíveis estão doces, temperos, queijos, vinhos e mel. Uma novidade da edição deste ano é uma seção dedicada às hortaliças. Todos os itens à venda atendem às normas sanitárias e de rotulagem. Produtos artesanais, que refletem características regionais, também estão expostos.

Entre os participantes, Talita Maria Pereira e seu marido, Alisson, viajaram de Ibaiti, no Norte Pioneiro, para apresentar a Agrobueno, agroindústria familiar que produz risoto desidratado com produtos orgânicos. “Somente este ano conseguimos a certificação, a licença da vigilância sanitária e o aval da prefeitura”, contou Talita. Ela explicou que, agora, o casal poderá comercializar os produtos em supermercados, já que antes as vendas eram realizadas apenas na internet. Alisson, que inicialmente trabalhava com cultivo convencional de salsa, alho-poró, cogumelos e tomate, optou pela produção orgânica com incentivo do IDR-Paraná e da esposa. “O ganho é maior”, explicou Talita. “O convencional tinha muita perda, mas o orgânico dá para vender também para mercado convencional.”

Maria Lúcia da Silva, proprietária da Sabor da Vila, de Ourizona, representou os agricultores na cerimônia de abertura. Ela participa da feira desde 2007 e destacou a importância de políticas públicas para o fortalecimento das agroindústrias familiares. “Comecei do zero e foi aqui na Feira Sabores do Paraná que cresci”, afirmou. Maria Lúcia trabalha com a produção de temperos e doces.

O governo estadual investiu R$ 1,9 milhão para a infraestrutura do evento, enquanto a Ceasa Paraná arcou com R$ 60 mil destinados ao projeto estrutural. A divulgação foi realizada com o apoio da Sanepar, Sistema Faep e Grupo RIC.

A feira também conta com aulas-show de culinária, que têm início na tarde desta sexta-feira (22). Chefs convidados ensinarão receitas que utilizam ingredientes típicos apresentados no evento ou cultivares desenvolvidos pelo IDR-Paraná. Cada aula disponibiliza 30 vagas presenciais, que podem ser preenchidas no próprio local, e terá transmissão online pelos canais do YouTube da Seab, IDR-Paraná e Adapar.

Os visitantes ainda podem explorar o espaço dedicado à erva-mate, uma das mais tradicionais culturas agrícolas do Paraná. Outra atração é o estande apresentado pela Associação dos Vitinicultores do Paraná (Vinopar), que exibe 11 rótulos disponíveis para degustação e compra.

A Feira Sabores do Paraná 2025 é uma iniciativa do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). O evento conta com o apoio de instituições como Adapar, Ceasa Paraná, Fetaep, Sebrae Paraná, Sistema Fecomércio, Invest Paraná, Senac Paraná e Prêmio Bom Gourmet. A entrada é gratuita. A feira funcionará desta quinta-feira até domingo. Na quinta-feira, o horário é das 14h às 20h. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), estará aberta das 11h às 22h. No domingo (24), das 11h às 20h.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!