O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) determinou a remoção do obstáculo tipo rampa das pistas utilizadas para o exame prático da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, destinada a motos. A decisão atende à Resolução Contran nº 789/2020 e está determinada pela portaria nº 835/2025, que entrou em vigor no dia 8 de outubro de 2025. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) têm o prazo de 90 dias para realizar as adequações necessárias.
De acordo com o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a mudança busca adequar os padrões de teste e infraestrutura à realidade atual. “Essa adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, e harmoniza o Estado do Paraná com as diretrizes já adotadas em outras unidades da federação e por instituições de referência global”, afirmou. Ele também destacou que “praticamente todas as unidades do Detran-PR já estão atuando de acordo com a nova portaria”.
A medida não compromete a avaliação pedagógica da capacidade de condução sob condições de subida e descida, pois outros obstáculos utilizados no exame prático são suficientes para simular essas situações. “Segundo análises técnicas, os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar o candidato quanto à sua capacidade de pilotagem”, declarou Larson Orlando, chefe do Departamento Executivo de Habilitação do Detran-PR.
Em setembro deste ano, o Detran-PR registrou 12.229 exames práticos de moto realizados no estado. A acadêmica de Engenharia de Software, Giovana Vincensi, foi uma das aprovadas no teste realizado no dia 22 de outubro, em Curitiba, pela 1ª Ciretran. Ela considera que a retirada do obstáculo aumenta a segurança dos candidatos. “Já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos alunos”, afirmou.
Outro aprovado, o garçom Fernando Dimas Freitas dos Santos, que pretende seguir carreira na polícia, também se manifestou favorável à decisão. “Sabendo que não teria o obstáculo da rampa eu fui mais seguro, mesmo sendo fácil de transpor, você fica mais tranquilo. Tem pessoas que são mais nervosas, então elas vão poder ficar mais tranquilas para o exame”, comentou.