Miguel Angel Aguair Forten, imigrante cubano e ex-atleta da seleção de Taekwondo do país, foi identificado como uma das vítimas da execução registrada na madrugada do último domingo (27), no bairro Jardim Ipê, em São José dos Pinhais. Miguel foi morto a tiros ao lado de outro homem, ainda não identificado, por volta de 1h45, na rua Laérte Fenelon. Ele foi atingido na cabeça, enquanto a outra vítima levou dois disparos ao tentar fugir por um terreno baldio, a cerca de 30 metros do local.
O delegado Fábio Machado revelou à repórter Thaís Travençoli, da RICtv, que, pouco antes do crime, os dois homens haviam sido abordados por uma equipe da Guarda Municipal (GM). A suspeita inicial era de que estivessem furtando cabos de energia na região, o que acabou não sendo confirmado. Após a abordagem, foram identificados e liberados pelos agentes. Poucas horas depois, acabaram mortos por ocupantes de um carro branco, veículo que ainda não foi localizado.
“O que consta para nós é que esses rapazes, momentos antes, foram abordados pela Guarda Municipal. Havia uma suspeita de que eles estariam furtando cabos de energia. A Guarda Municipal os identificou, verificou que eles não estavam furtando e os liberou. Na sequência, eles foram assassinados a tiros”, explicou o delegado.
Imagens de câmeras de segurança da região estão sendo analisadas. Segundo Fábio Machado, uma das vítimas, que estava desempregada, tinha conseguido trabalho e iniciaria na nova função ainda nesta semana. “A nossa equipe entrou em contato com um familiar em Cuba. Uma outra familiar, em Miami [EUA], entrou em contato com a gente e vai ser ouvida pra gente entender quais foram as circunstâncias que levaram esse rapaz a sair de Cuba e vir pro Brasil, como ele chegou aqui e quando”, acrescentou.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os autores do crime estavam em um carro branco e passaram pelo local duas vezes antes de abrirem fogo. Testemunhas afirmaram que os ocupantes do veículo avistaram as vítimas em um ponto da rua e atiraram contra elas. O crime ocorreu por volta de 1h45, na rua Laérte Fenelon.
Um dos homens foi atingido e caiu no local, enquanto o outro tentou fugir correndo para um terreno baldio, mas acabou sendo executado com dois tiros na cabeça. “A equipe se deslocou até o local e foi acionado o Siate, mas foi constatado o óbito de ambos os indivíduos. Não temos ainda a identificação, mas são dois homens com idades entre 30 e 40 anos”, informou o tenente Bastos, da PM. Os autores do crime fugiram em direção à BR-277. Até o momento, não foram localizados, e a motivação do crime permanece desconhecida.