A Estrada da Graciosa (PR-410) encontra-se completamente interditada devido a obras de reconstrução de pavimento no quilômetro 7. Essa interdição terá a duração de três dias e está programada para ser suspensa na quinta-feira.
A razão para esse bloqueio, de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), foi um deslizamento de terra ocorrido no talude sob a pista, resultando em uma rachadura longitudinal com dezenas de metros de extensão na rodovia.
Nos últimos meses, intervenções emergenciais foram realizadas para estabilizar o talude, incluindo a injeção de nata de concreto, a recomposição do talude de corte e a restauração e fortalecimento do muro de contenção, que também sofreu danos.
Os trabalhos agora avançaram para a porção superior do talude, onde a próxima etapa envolve a restauração da pista. Uma das faixas, que havia sido demolida para possibilitar o acesso ao talude, já está em processo de reconstrução. A outra faixa, anteriormente liberada para o tráfego, também passará por demolição nos próximos dias para receber as melhorias necessárias.
Após a quinta-feira, as atividades continuarão na parte inferior do talude, sem impactos no trânsito. Além do quilômetro 7, está prevista a liberação ainda neste mês do quilômetro 12, que também foi afetado por deslizamentos no talude. Com isso, restarão apenas três pontos em obras nesse trecho.