WhatsApp
Facebook
Entenda como pagar o IPVA e regularizar documentos essenciais do veículo em 2025

Todos os veículos registrados no Brasil precisam, uma vez por ano, regularizar o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Somente com o tributo em dia, o proprietário consegue realizar o Licenciamento Anual e garantir a atualização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para auxiliar motoristas com dúvidas sobre o processo, o Gringo, Super App com mais de 20 milhões de usuários, esclarece as principais questões sobre o tema. Confira:

O que é e para que se destina o IPVA?

O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente sobre veículos terrestres no Brasil. A maior parte da arrecadação é direcionada para áreas como educação, saúde e segurança pública. No entanto, o destino exato dos recursos varia de estado para estado.

Qual a diferença entre IPVA e Licenciamento?

O IPVA é um imposto estadual que incide sobre a propriedade do veículo, enquanto o Licenciamento é a taxa paga para renovação do documento anual do automóvel. Apesar de não pagar o IPVA dentro do prazo não gerar uma infração diretamente, o motorista não poderá realizar o Licenciamento enquanto houver pendências referentes ao imposto. Já o atraso no Licenciamento pode acarretar infração gravíssima, com multa de R$ 293,43.

Quem deve pagar o IPVA?

O IPVA é obrigatório para todos que possuem veículos automotores, como carros, motos e caminhões. As alíquotas e valores variam entre os estados e também conforme o tipo de veículo. Em contrapartida, existem casos específicos de isenção ou redução do imposto, definidos pelas legislações estaduais. No site do Gringo, é possível consultar as regras específicas de cada estado.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Quem deixa de pagar o IPVA no prazo estabelecido enfrenta consequências financeiras e legais, como multas e juros que se somam ao valor do débito. Além disso, o veículo não poderá ser licenciado, tornando sua circulação irregular. O nome do devedor também pode ser registrado na Dívida Ativa do estado, dificultando o acesso a serviços como empréstimos ou financiamentos.

O que fazer para regularizar o IPVA atrasado?

Motoristas podem regularizar o IPVA atrasado diretamente pelo Super App do Gringo, de maneira rápida e simples. Basta inserir os dados do veículo no aplicativo e seguir os passos indicados para concluir a transação de forma segura.

Quem possui direito à isenção da cobrança do IPVA?

Existem dois tipos principais de isenções: únicas e automáticas. A isenção única é concedida em casos específicos, como para trabalhadores que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho ou pessoas com deficiência (PCD). Já a isenção automática aplica-se, por exemplo, a máquinas agrícolas e veículos com mais de determinado tempo de fabricação conforme regras estaduais.

É possível pagar o IPVA parcelado?

Sim, o pagamento do IPVA pode ser realizado à vista (em cota única) ou de forma parcelada, dependendo da política de cada estado. Pelo Super App do Gringo, o motorista pode optar por parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou usar métodos como Pix ou boleto bancário.

Sobre o Gringo

Fundado em 2019, o Gringo foi criado por Rodrigo Colmonero, Juliano Dutra e Caique Carvalho com o objetivo de simplificar os processos relacionados a documentos e veículos no Brasil. Atualmente, o aplicativo possui mais de 20 milhões de usuários e está disponível em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e outros. A startup já recebeu mais de R$ 400 milhões em investimentos e oferece soluções que abrangem desde o pagamento de impostos e multas até contratação de seguros e obtenção de empréstimos.

Com nota 4.8 no Google Play e App Store e participação em programas como Scale-Up Outlier da Endeavor e Google for Startups, o Gringo é o Super App mais baixado na categoria Auto. A empresa também é vencedora do prêmio Reclame Aqui na categoria Serviços – Transporte para Condutores e figura no Ranking RA como a única empresa de tecnologia na lista.

Para mais informações, o atendimento à imprensa pode ser realizado via:

– Michelle Raeder: (11) 99943-6311 / michelle.raeder@bursonglobal.com
– Bruna Quintanilha: (11) 99110-6820 / bruna.quintanilha@bursonglobal.com

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!