WhatsApp
Facebook
Em Quatro Barras, escola de idiomas encerra as atividades e pega pais e alunos de surpresa

O encerramento das atividades da Escola Phenom Idiomas, em Quatro Barras, pegou muitos pais e alunos de surpresa na última semana.

O caso vem repercutindo no grupo “Quatro Barras Problemas e Soluções”-  no Facebook – após um dos alunos afirmar que se sentiu lesado com o fechamento, pois segundo ele, havia investido um valor considerável no material didático fornecido pela franquia.

Em conversa com nossa reportagem, o autor do post, Fabrício Andreatta, explicou que a escola chegou a procurá-lo após a publicação. “Meu investimento foi de R$ 600,00 e a empresa alegou que eu estava devendo, só que eu não vou mais poder usufruir do material pago. Só no livro que comprei o custo foi de quase R$ 400,00. Eu vi que além de mim, muitas outras pessoas estavam passando pela mesma situação”, disse ele, que espera que o ressarcimento do valor pago.

Vários comentários a respeito surgiram após a publicação de Fabrício. Em um deles uma aluna disse estar tendo dificuldades para receber o estorno do valor pago antecipadamente à escola. “Não querem fazer o estorno do cartão, entrei em contato com a escola de Balneário Camboriú, nem eles estão me respondendo mais!”.

Design Sem Nome 3 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa 1 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa

Uma situação parecida foi relatada por outra aluna. “Aconteceu o mesmo comigo, paguei o material e 12 parcelas adiantadas das mensalidades, estou aguardando retorno. Fiz uma reclamação no site do Reclame Aqui”. A mesma aluna afirmou ainda que entrou em contato com a matriz da Phenom Idiomas de Balneário Camboriú (SC) para uma solução. “Anotaram meus dados, mas no fim disseram que não podem fazer muito. Quanto aos valores pagos devo me informar sobre meus direitos. A matriz deu prazo de 30 dias para fazer o levantamento de mais informações, alegaram que só ficaram sabendo porque os alunos começaram a ligar lá”.

Design Sem Nome 1 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa 2 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Design Sem Nome 1 1 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa 3 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Design Sem Nome 2 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa 4 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa

Reclame Aqui

Além do grupo no Facebook, várias reclamações sobre o fechamento da franquia foram feitas no portal Reclame Aqui – site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Em uma das postagens o usuário diz: “A escola simplesmente fechou e não responde as mensagens. Tenho 8 parcelas pagas adiantadas, material comprado e não sei como vão me reembolsar este valor!”.

Em outra publicação o usuário diz que adquiriu um dos cursos durante uma campanha de desconto e que foi informado sobre o fechamento da escola após a compra. “Participei de uma campanha de desconto no curso nesta escola de línguas, efetuei a matrícula, paguei a taxa, agendei as primeiras aulas e no dia em que seria a primeira aula me mandaram uma mensagem informando que a aula estaria cancelada. No dia seguinte recebi outra mensagem em que informavam que as atividades da escola seriam encerradas permanentemente”.

Varias Reclamacoes Sobre O Fechamento Da Escola Foram Feitas No Site Reclame Aqui Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa
Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa 5 Em Quatro Barras, Escola De Idiomas Encerra As Atividades E Pega Pais E Alunos De Surpresa

O que diz a Phenom Quatro Barras

O Jornal União procurou o responsável pela franquia da Phenom Idiomas em Quatro Barras. Por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, a escola justificou que o fechamento foi devido a “motivos econômico-financeiros de força maior”. A franquia informou também que “lamenta o ocorrido e que está trabalhando incessantemente para dar retorno a todos os clientes da unidade, na medida do possível, para o fechamento e ressarcimentos devidos em cada caso”.

Ao final, a franqueada diz “agradecer o tempo que passou aqui na cidade e conta com a compreensão de todos nesse processo de encerramento de relações comerciais e empresariais”.

O que diz a Phenom Brasil

Procuramos também um parecer da Phenom Idiomas Brasil, com sede em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Por telefone, no fim da tarde de sexta-feira  (1º) o gerente da rede, Paulo Bubola, disse que foi pego de “surpreso” com a notícia do fechamento da unidade em Quatro Barras, tanto quanto os pais e alunos.

“Nossa empresa não foi comunicada pelo franqueado sobre o encerramento das atividades na cidade. Ficamos sabendo porque os alunos dispensados começaram a ligar na nossa central. Nem atender as nossas ligações para dar explicações o franqueado fez, ele simplesmente sumiu! Nós já acionamos a Justiça para o caso. Atendemos nesses últimos dias cerca de 50 pessoas e, aos poucos, estamos tentando oferecer uma solução para cada situação”, disse ele, acreditando que cerca de 150 estudantes da escola quatrobarrense tenham sido prejudicados.

O gerente também colocou à disposição dos alunos um número para quaisquer dúvidas que possam surgir. O número é o (47) 3514-9525, que recebe tanto ligações quanto mensagens pelo WhatsApp.

Ainda na sexta-feira, a Phenom Brasil também nos enviou uma nota a respeito do ocorrido.

“A empresa Phenom Brasil está tão surpresa com o fato tanto como os alunos, os franqueados não comunicaram o fechamento da unidade a franqueadora e muito menos nos deram algum tipo de explicação. Desta forma não temos como nos posicionar neste momento a respeito desta situação, nem como esclarecer os fatos do motivo do fechamento. Assim que tivermos todas as informações necessárias tomaremos as devidas providências e entraremos em contato com os alunos.

No entanto, ressaltamos que a franqueadora não é responsável pela prestação de serviço da unidade de Quatro Barras, cada franquia possui seu próprio franqueado, o qual é responsável pelo seu CNPJ. A Phenom Brasil, enquanto franqueadora, não recebe mensalidade e muito menos vende materiais para alunos que não estejam matriculados em uma das nossas franquias. A franqueadora apenas fornece o material didático, treinamentos e suporte as unidades.

A Phenom Brasil se sensibiliza com a situação de todos os alunos prejudicados e segue trabalhando para encontrar formas de ajuda-los. Prezamos pela qualidade de ensino e o bom funcionamento das nossas unidades, e não pouparemos esforços para encontrar uma solução viável. Afirmamos que seguiremos disponíveis para todos os alunos que nos procurarem”.

Sobre

A escola de idiomas, localizada na Avenida Dom Pedro II, é uma franquia da rede Phenom Idiomas fundada no estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Balneário Camboriú. Em Quatro Barras a unidade foi inaugurada em julho de 2022 e era tida como a 1ª unidade da rede de ensino na região metropolitana de Curitiba.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!