São José dos Pinhais viveu, nesta sexta-feira (22), um dia histórico com a inauguração da nova fábrica da Electrolux. Este é o maior investimento da empresa no Brasil em mais de cem anos de atuação no país. Com mais de R$ 700 milhões aplicados no projeto, a nova unidade promete ser um marco econômico para o Paraná e gerar impacto positivo em milhares de famílias.
Na primeira fase, cerca de 400 empregos diretos serão gerados, mas a previsão é que esse número ultrapasse 2 mil, considerando as vagas diretas e indiretas. O governador do Paraná, Ratinho Junior, destacou a relevância da nova planta para o estado: “O melhor de tudo é a geração do emprego. Nós estamos falando aqui de emprego na veia. São 2 mil colaboradores que vão estar produzindo aqui, levando o seu sustento para casa através dessa planta. E a parte boa é que aqui é uma expansão, já tem uma fábrica em Curitiba que se mantém ainda trabalhando. Aqui é uma nova fábrica e é só a primeira fase”, afirmou.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, celebrou a inauguração como um marco histórico para o município. “Primeiro é a geração de emprego, mas é um grande avanço para a comunidade como um todo. Nós tivemos grandes momentos com a vinda de indústrias automotivas e eu falo que esse é o terceiro grande momento de crescimento da indústria em nossa cidade. A cidade vai crescer como um todo”, destacou a prefeita. Ela ressaltou ainda o impacto positivo na cadeia produtiva local. “É o início de um grande novo momento da economia. […] Tenho certeza que hoje é um dia muito especial para grandes avanços para a nossa cidade como um todo”, completou.
Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group na América Latina, explicou que a escolha de São José dos Pinhais foi estratégica: “Há uma posição estratégica muito importante dessa localização aqui, perto de portos, perto de centros de distribuição. Soma-se isso ao fato de nós já termos uma operação muito próxima daqui, Curitiba é a nossa base, temos fábricas super importantes para o grupo em Curitiba, então uma proximidade muito grande. E são projetos que se conversam”.
De acordo com o executivo, a nova unidade não apenas cria empregos, mas também reforça a integração com a operação já existente em Curitiba. “Estamos investindo nesse projeto mais de R$ 700 milhões, é o maior investimento que nós já fizemos aqui no Brasil […]. A gente está numa primeira fase criando quase 400 empregos diretos. O projeto todo vai gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos”, detalhou Jasiocha.
A nova fábrica também se destaca pela sustentabilidade e inovação. A unidade será abastecida 100% por energia renovável, contará com reaproveitamento de água, equipamentos elétricos em toda a operação e nenhum descarte em aterros. Com 50 mil m² de área construída e capacidade de produzir mais de 5 milhões de produtos anualmente, ela é uma das instalações mais modernas do grupo a nível global. Um diferencial importante é a prioridade em diversidade: 65% da força de trabalho da planta é composta por mulheres, incluindo em posições de liderança.
Com presença em mais de 70% dos lares brasileiros, a Electrolux reforça seu compromisso com o mercado local por meio dessa expansão. “É importante dizer que o Brasil, para o grupo Electrolux, é um país extremamente estratégico. Em termos de mercado, é o segundo maior do mundo para o grupo, ficando somente atrás dos Estados Unidos, mas para a marca Electrolux é o maior mercado do mundo”, afirmou Jasiocha. A nova unidade também marcará o início da produção local de liquidificadores e ventiladores, produtos que eram anteriormente importados, trazendo eficiência, tecnologia de ponta e preços mais competitivos ao consumidor brasileiro.