O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), avança em bom ritmo na obra de duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul do estado. Um dos destaques nas últimas semanas foi a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho. Até o momento, foram lançadas cinco vigas pré-fabricadas de concreto e, agora, resta apenas a concretagem da laje para finalizar a estrutura.
A nova pista, com pavimentação rígida de concreto, terá extensão total de 11,52 quilômetros. Os serviços de implantação já incluem sub-base, base e concretagem do pavimento, que está sendo construído ao lado da pista existente, mas separado por um canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.
Os trabalhos de terraplenagem continuam com serviços de escavação e retirada de solos. Durante o mês de fevereiro, ocorreram ainda duas detonações de rochas para fragmentação e retirada desse material que interfere no traçado da futura pista. Além disso, estão sendo implantados novos dispositivos de drenagem de águas e uma galeria celular, que será conectada à rede já existente no local quando possível.
A obra também contempla a restauração da pista atual, utilizando a técnica whitetopping. Neste método, o pavimento asfáltico existente é melhorado e serve como base para a aplicação de uma nova camada de concreto rígido. Atualmente, os acostamentos da rodovia original já estão passando por manutenção como parte da preparação para essa etapa do projeto.
Fases futuras da duplicação incluem nova sinalização vertical e horizontal, dispositivos de segurança viária, iluminação pública e serviços complementares. A previsão de conclusão é para fevereiro de 2026, com investimentos totais de R$ 139.785.485,97.