O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou uma nova etapa de modernização nos processos ligados a veículos. A partir de agora, toda a documentação de processos realizados por despachantes deverá ser digitalizada e inserida diretamente no sistema do Detran-PR, eliminando o uso de documentos físicos. A medida foi oficializada por meio da Ordem de Serviço nº 001/2025, publicada no Diário Oficial, e tem o objetivo de proporcionar agilidade e transparência nos serviços. Os despachantes terão um prazo de 120 dias para se adaptarem à mudança.
Com a digitalização, os despachantes continuam responsáveis pelos mecanismos de proteção das informações, como ocorre atualmente nos processos físicos, assegurando maior segurança para os profissionais e os cidadãos. A medida também reforça os cuidados previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ampliando a transparência e a proteção no tratamento dos documentos.
Atualmente, cerca de 30 serviços podem ser realizados por despachantes no Estado, abrangendo procedimentos como primeiro emplacamento, transferência de propriedade de veículos, emissão de segunda via do Certificado de Registro de Veículos (CRV), comunicação de venda, vistorias, emissão de certidões e baixa de veículos, entre outros. No Paraná, são 1,2 mil despachantes habilitados pelo Detran, prestando atendimento em municípios de diversas regiões, o que facilita e personaliza o serviço ao cidadão. Entre os diferenciais, destaca-se a possibilidade de os despachantes realizarem atendimentos nos fins de semana e até mesmo em feirões de veículos, permitindo a conclusão de transferências no mesmo dia.
“Esta nova medida traz benefícios como a redução de custos com o armazenamento físico de documentos e maior segurança no tratamento das informações. Além disso, o sistema digitalizado permitirá que os processos sejam localizados de forma mais rápida”, explicou Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR. Ele apresentou os novos procedimentos ao vice-governador Darci Piana e também a representantes do Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Paraná (Sindepar) e do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Paraná (CRDD-PR). “Este é um momento muito importante para a categoria dos despachantes, pois traz avanços significativos na prestação de seus serviços e possibilita um atendimento ainda mais qualificado para a população paranaense”, ressaltou Douglas Bienert, presidente do CRDD-PR.
Além de modernizar a gestão documental, a iniciativa reduz o tempo necessário para a localização de documentos. Atualmente, os processos armazenados fisicamente são mantidos por um prazo mínimo de cinco anos, podendo levar até três dias para que uma cópia seja encontrada. Com o novo sistema, os documentos digitais poderão ser acessados instantaneamente, eliminando a necessidade de grandes espaços físicos para armazenamento.
Os despachantes também serão favorecidos pela redução de deslocamentos, especialmente aqueles que atuam em regiões distantes das unidades do Detran-PR, gerando economia de tempo e custos com transporte. “Trará ainda mais agilidade aos processos na área de veículos. Sem dúvidas, este é um avanço importante e demonstra a preocupação do Detran-PR e dos despachantes paranaenses em aprimorarem seus procedimentos, visando melhor atender o cidadão paranaense”, destacou Marcos dos Santos Junior, presidente do Sindepar.
Com a digitalização, o Detran-PR reforça seu compromisso em modernizar os serviços e melhorar a relação do órgão com os cidadãos, oferecendo soluções mais rápidas, econômicas e seguras para as demandas ligadas ao trânsito no Estado.