WhatsApp
Facebook
Curta-metragem resgata história de armazém pioneiro de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba

A trajetória de um dos bairros mais populosos de Pinhais e a resistência de uma família pioneira são os fios condutores do curta-metragem documental “Armazém Santa Ana”. Produzido e dirigido pelo jornalista e cineasta Rodolfo Stancki, o filme mergulha na memória da Vila Maria Antonieta para narrar a fundação do primeiro estabelecimento comercial da região, estabelecido no final da década de 1960.

O documentário utiliza uma narrativa geracional, na qual o diretor apresenta às filhas, Valentina e Carolina, o legado dos bisavós, Sebastião Stancki e Ana Stancki. O filme revela como o casal, vindo de São João do Triunfo, desbravou um cenário inóspito de frio intenso e barro para erguer o armazém que se tornaria o primeiro comércio da região.


Por meio de relatos das filhas dos fundadores — Iraci, Deise e Nanci —, a obra reconstrói o cotidiano de uma Pinhais que muitos desconhecem. Na época da fundação, a Vila Maria Antonieta era um loteamento isolado, pertencente a Piraquara, sem água encanada, asfalto ou eletricidade.

Memória familiar

Para o diretor Rodolfo Stancki, o filme é uma ferramenta de preservação de identidade familiar e regional. “O lugar onde vivemos é conhecido pelas histórias que ele tem para contar. Queria contar a história da nossa família e do armazém para que as futuras gerações entendam suas raízes”, defende.
O Armazém Santa Ana encerrou suas atividades em 2013, após o falecimento de Sebastião, que trabalhou no local até seu último dia de vida. O curta-metragem utiliza fotos de época, recortes de jornais históricos e objetos de memória para resgatar a história do espaço. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2026.


Sessões comunitárias

Como parte das ações de democratização do acesso à obra, serão realizadas sessões comunitárias gratuitas de exibição do filme em Pinhais. A primeira será na terça-feira, dia 20, às 17 horas, no Centro da Juventude do bairro Maria Antonieta. A segunda exibição será na quinta-feira, dia 22, às 20 horas, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.


Realização
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio do Edital 016/2025 da Prefeitura de Pinhais. Todas as informações contidas na obra são de responsabilidade exclusiva do autor.



SERVIÇO:
Sessões comunitárias do curta-metragem “Armazém Santa Ana”
Terça-feira, 20
17h
Centro da Juventude de Pinhais
Rua Ataulfo Alves, 49 – Maria Antonieta
Quinta-feira, 22
20h

Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann
Rua Vinte e Dois de Abril, 305 – Estância Pinhais

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook