De acordo com o Simepar, Curitiba registrou 33,3°C nesta sexta-feira (26), enquanto a estação do Inmet apontou 33,4°C, consolidando o dia mais quente de 2025 na capital. A forte onda de calor que atinge o Paraná e outras regiões do Brasil segue elevando os termômetros no estado.
Outros municípios do Paraná também enfrentaram temperaturas altas. Jaguariaíva igualou a marca de Curitiba com 33,3°C, Fazenda Rio Grande chegou a 33,5°C, Pinhais atingiu 34,6°C e Guaraqueçaba registrou a maior máxima do estado, com impressionantes 40,4°C. No interior, Santo Antônio da Platina marcou 36,5°C, Telêmaco Borba 38°C, Japira anotou 34,5°C (Inmet) e Ventania atingiu 31,7°C (Inmet).
A expectativa é de que as altas temperaturas continuem nas próximas semanas, especialmente no período da tarde, quando a formação de nuvens aumenta ainda mais a sensação térmica. Estão previstas chuvas rápidas e isoladas, características de verão. No entanto, essas pancadas podem vir acompanhadas de forte intensidade, com potencial para alagamentos e rajadas de vento.
A situação no Paraná reflete o panorama em várias partes do Brasil, que enfrentam uma onda de calor extrema, com temperaturas muito acima da média usual para esta época do ano. Este cenário é consequência de um bloqueio atmosférico que dificulta a entrada de frentes frias, contribuindo para a continuidade do calor intenso.







