WhatsApp
Facebook
Curitiba registra 40% de dias chuvosos em 2025, aponta levantamento meteorológico

Curitiba, popularmente conhecida como ‘Chuvitiba’, tem reforçado seu apelido em 2025. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que, dos primeiros 280 dias do ano, 110 tiveram registro de chuva, o que corresponde a 40% de dias chuvosos. O número é próximo ao do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontou 114 dias de precipitação. A diferença entre os registros ocorre devido à localização diferente das estações de cada órgão.

Segundo o Inmet, o mês de janeiro foi o que teve maior índice de chuvas até o momento, com 265,4 milímetros acumulados em 22 dias. Outubro também tem registrado precipitações consideráveis. Até esta quinta-feira (09/10), foram oito dias chuvosos somando mais de 48 milímetros, de acordo com o instituto.

A fama de Curitiba como uma cidade chuvosa não é recente. Em 1820, o botânico, naturalista e viajante francês Auguste Saint-Hilaire já comentava sobre a alta frequência de chuvas na antiga Comarca de Curitiba. ‘Chovera durante todo o tempo em que estive em Curitiba, forçando-me essa circunstância a permanecer ali até 22 de março. Aliás, só com bom tempo se pode atravessar a serra, sendo também imprudente fazê-lo após uma chuva mais ou menos abundante’, relatou Saint-Hilaire em uma de suas viagens.

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que a alta pluviosidade em Curitiba ocorre principalmente devido à combinação de fatores naturais como a proximidade com o Oceano Atlântico e a Serra do Mar, que favorecem a ocorrência de mais precipitações na cidade.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS
Compartilhe
WhatsApp
Facebook