WhatsApp
Facebook
Curitiba: Prazo para renovar cartões-transporte isentos encerra em fevereiro; entenda

Pessoas com deficiência, aposentados por invalidez ou com patologias que possuem o direito ao cartão-transporte isento em Curitiba devem realizar a renovação do benefício para evitar o bloqueio. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), atualmente, há mais de 1,1 mil cartões vencidos.

Os cartões que expiraram em janeiro de 2026 e não forem renovados estarão sujeitos ao bloqueio pela Urbs a partir de 15 de fevereiro. O benefício tem validade de um ano, e o titular deve solicitar a renovação com até 30 dias de antecedência do vencimento. Conforme informações da Prefeitura de Curitiba, o processo de renovação ocorre de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

Para a renovação, é necessário realizar o agendamento por meio da plataforma Agenda Online, comparecendo pessoalmente a um dos postos da Urbs. O atendimento exige a presença do titular para registro de fotografia e apresentação do formulário de isenção tarifária, que deve ser emitido por instituições autorizadas.

Podem solicitar a isenção tarifária pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, com transtorno do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas, desde que a renda familiar bruta mensal seja igual ou inferior a três salários mínimos. Ainda de acordo com a Urbs, a obrigatoriedade da renovação é apenas para pessoas com deficiência. Para idosos com 65 anos ou mais, não são exigidos renovação de cadastro nem a realização de “prova de vida”.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook