É tempo de férias de verão, e Curitiba apresenta diversas opções para entreter a criançada nas próximas semanas. Os Faróis do Saber localizados em praças e as bibliotecas temáticas da cidade oferecem alternativas gratuitas de lazer, cultura e diversão durante o mês de janeiro, período de recesso escolar. Além das atrações para crianças, há atividades voltadas para estudantes, famílias e turistas em todas as dez regionais da cidade. A agenda inclui brincadeiras com brinquedos, rodas de leitura de clássicos da literatura infantil, oficinas, jogos de mesa, entre outras atrações. O empréstimo de livros também está disponível.
No Farol do Saber Aristides Vinholes, no Boqueirão, há contos de fadas para as crianças. Em Santa Felicidade, o Farol Aparecido Quináglia realiza oficinas com massinha de modelar e promove rodas de leitura. No Bosque Alemão, a Casa Encantada mantém as tradicionais contações de histórias, incluindo aos finais de semana. Já no Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran), além das contações de histórias, é possível fazer um tour pelo farol, localizado ao lado do Passeio Público. Enquanto isso, na Praça do Japão, a Biblioteca Hideo Handa organiza atividades como árvore poética, varal literário e leitura de histórias. No Farol do Saber São Pedro e São Paulo, no bairro Umbará, as crianças podem participar de uma caça ao tesouro.
Outra atração importante é a programação especial de férias do Museu Oscar Niemeyer (MON), que acontece de 13 a 30 de janeiro. Diversas oficinas e atividades serão realizadas para crianças, jovens e suas famílias. Sob o nome “Férias no MON”, o evento busca proporcionar experiências sensoriais e coletivas no espaço do museu com foco na arte. A atividade “Missão: descobrir” prioriza uma visita mediada, oferecendo diferentes formas de explorar as exposições e a arquitetura do museu. A ideia é abrir espaço para conversas e dinâmicas nos salões expositivos, destacando o acervo, as obras do artista curitibano Poty Lazzarotto e o Pátio das Esculturas. Para crianças e adultos a partir de 5 anos, o MON também organiza ateliês abertos que visam estimular a criatividade e a reflexão sobre as diferentes formas de expressão artística, enquanto os visitantes exploram o Espaço de Oficinas.
Na programação, há também oficinas que exploram fotografia, papel reciclado, Land Art, criação de máscaras e mangás, comandadas pela artista Simonia Fukue. Voltadas para crianças, adolescentes e adultos, as atividades procuram mostrar a diversidade de técnicas, linguagens, materiais e oportunidades oferecidas pela arte. Crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável. Com mais de 35 mil metros quadrados de área construída, o Museu Oscar Niemeyer é o maior museu de arte da América Latina, abrigando aproximadamente 14 mil obras de arte vinculadas às áreas de artes visuais, arquitetura e design.
Ainda no contexto das férias, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) também oferece diversas atividades. Uma das maiores instituições do gênero no Brasil, a BPP é reconhecida pelo incentivo ao livro e à leitura voltado a públicos de todas as idades. Seu acervo conta com cerca de 770 mil itens, e o espaço recebe diariamente em média 800 visitantes, com aproximadamente 500 empréstimos realizados. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.
Com uma história de 168 anos, a Biblioteca Pública do Paraná participou, pela primeira vez, da Festa Internacional de Literatura de Paraty (Flip), que homenageou o poeta curitibano Paulo Leminski. O festival reuniu cerca de 34 mil pessoas de 30 de julho a 3 de agosto, representando autores, editoras e livrarias do Brasil e do mundo. Além disso, a BPP promove edições bimestrais dos projetos BPP Musical e Cine BPP, e já realizou eventos como o “Ocupação Mulheres Arquivadas”, celebrado no Mês da Mulher. Outras iniciativas incluem a inauguração da Estante Árabe – Coleção Jamil Snege, resultado de uma parceria com a Associação Árabe de Beneficência do Paraná (Saben), que doou mais de 400 exemplares de autoria árabe para o acervo.
Entre os grandes projetos para 2026 está a informatização das bibliotecas municipais do estado. Atualmente, o processo avança com a implementação de um software proprietário de gestão de bibliotecas, o Pergamum, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o objetivo de formar um catálogo coletivo do acervo público.







