WhatsApp
Facebook
Curitiba lança Programa Casa Curitibana para facilitar acesso à casa própria

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, anunciou na segunda-feira (28) a criação do Programa Casa Curitibana, que vai facilitar o acesso à casa própria para famílias inscritas na fila da Cohab. A iniciativa prevê isenções fiscais, subsídios para entrada e pode ser somada a programas como Minha Casa Minha Vida e Casa Fácil Paraná, chegando a zerar o valor da entrada em alguns casos.

Com apoio do governador Ratinho Junior, foi assinado um termo de cooperação técnica para unir esforços entre Estado e Município, ampliando a oferta de moradias populares. O foco são famílias com renda de até quatro salários mínimos, que poderão receber até R$ 90 mil em benefícios somados, variando conforme idade, renda e composição familiar.

Além do subsídio, o programa oferece isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens) no momento da compra, garantindo ainda mais economia para o comprador. Para o governador, a iniciativa fortalece o maior programa habitacional do Brasil e amplia o acesso à moradia para a população curitibana.

O Casa Curitibana também incentiva o setor da construção civil com isenções de ISS, IPTU, ITBI e taxas municipais para construtoras credenciadas. Além disso, o programa permite maior densidade nos projetos, elevando de 80 para 200 unidades por hectare, o que reduz o custo final das habitações.

O primeiro empreendimento do programa será o Residencial Campobello, no bairro Campo de Santana, com 368 apartamentos de 38 m² cada. A obra será realizada pela MRV e terá condições facilitadas de entrada, incluindo parcelamento em até 36 vezes. Um exemplo é a família Miranda, que esperava há 10 anos na fila da Cohab e agora conseguiu viabilizar o sonho da casa própria.

Para participar do programa, é necessário ter cadastro ativo na Cohab. O registro pode ser feito presencialmente nas Ruas da Cidadania (com agendamento prévio) ou online, pelo site da Cohab Curitiba. O lançamento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
WhatsApp
Olá, fale conosco!